Auxílio Governo

Pode ser jovem aprendiz e a partir de quantos anos?

Ser jovem aprendiz é uma ótima forma de ingressar no mercado de trabalho. Pois, dessa forma, você consegue criar uma boa bagagem, mesmo antes de terminar seus estudos. Neste artigo, veja como é ser jovem aprendiz e a partir de quantos anos.

Anúncios

Descubra se você pode ser jovem aprendiz

Saiba mais sobre o programa Jovem Aprendiz. Fonte: Pexels.
Saiba mais sobre o programa Jovem Aprendiz. Fonte: Pexels.

Trabalhar desde novo é muito bom para criar experiência. Por isso, ser jovem aprendiz é uma ótima opção para quem está entrando no mercado de trabalho. Mas você sabe como é ser jovem aprendiz e a partir de quantos anos pode começar? 

Neste artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre essa função. Em suma, ela tem como principal objetivo inserir os jovens no mercado de trabalho. Sendo assim, fomenta também a permanência no Ensino Médio.

Continue a leitura e descubra mais sobre como funciona!

Como se inscrever no Programa Jovem Aprendiz

Veja agora como funciona para se inscrever no programa Jovem Aprendiz!

Como funciona o programa Jovem Aprendiz?

 A princípio, com o programa Jovem Aprendiz, os jovens podem conciliar trabalho e escola. Além disso, também tem a chance de começar a ganhar seu próprio sustento por meio do trabalho.

Dessa forma, o programa Jovem Aprendiz aceita pessoas entre 14 a 24 anos que estejam cursando o Ensino Médio. Aliás, estar matriculado no Ensino Médio é uma das obrigatoriedades do programa.

Ademais, é muito comum que empresas que oferecem o programa de Jovem Aprendiz, contratem seus aprendizes. Ou seja, o jovem já sai do Ensino Médio com uma perspectiva muito melhor de trabalho.

Em suma, o trabalho é de 4 a 6 horas para quem estiver no Ensino Médio. Mas caso o jovem não esteja mais cursando, é possível trabalhar entre 6 a 8 horas. Entretanto, para os que já estão formados, o estudo ainda é obrigatório.

Porém, os jovens devem realizar algum curso que tenha relação com a área do seu cargo. Ou seja, ao fim do programa saem não só com mais chances no mercado de trabalho, mas também com uma formação, mesmo que básica.

Qual a idade mínima para o Jovem Aprendiz?

A idade mínima para se inscrever pode gerar uma confusão. Fonte: Pexels.
A idade mínima para se inscrever pode gerar uma confusão. Fonte: Pexels.

Mas, afinal, para participar do programa Jovem Aprendiz é a partir de quantos anos? Como já mencionamos, a idade mínima é de 14 anos. Sendo assim, a idade máxima é 24 anos. Porém, é comum que jovens de 24 anos não consigam se inscrever.

Isso acontece pois, de acordo com a lei da aprendizagem, jovens de até 22 anos podem se inscrever. Dessa forma, a idade de 24 anos é a idade máxima para exercer a função. Mas a da inscrição é até 22 anos.

Além disso, é obrigatório estar matriculado no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.

Para quem já se formou, é fundamental ter cumprido o Ensino Médio com frequência suficiente. Aliás, para pessoas com deficiência, o programa Jovem Aprendiz não estabelece limite de idade.

Como se tornar um Jovem Aprendiz?

Nesse sentido, se você ficou interessado em se tornar um Jovem Aprendiz, é importante seguir alguns passos. Veja quais são eles, a seguir.

Monte um bom currículo

Em primeiro lugar, é fundamental focar em ter um bom currículo. Sendo assim, coloque todo o tipo de experiência que você já teve. Atualmente, muitas empresas buscam diferenciais em seus aprendizes.

Dessa forma, nem sempre a experiência mais tradicional é o que vai cativar os entrevistadores. Além disso, coloque também sobre a escola de frequenta ou frequentou.

Ademais, é possível ainda fazer o currículo pela internet. Nesse caso, lembre-se de investir em um bom modelo. Ou seja, um currículo que fique atrativo visualmente para a empresa.

Se prepare para as entrevistas

Após o envio do seu currículo, chega a hora de ser convidado para entrevistas. Ou seja, se inicia a etapa de seleção. Sendo assim, é comum que você precise participar de dinâmicas em grupo, entrevistas e até alguns testes.

Dessa maneira, se prepare com antecedência. Além disso, lembre-se que o principal é ser você mesmo. Não tente ser outra pessoa apenas para impressionar. As empresas valorizam honestidade e autenticidade em seus candidatos.

Deixe a documentação pronta

Por fim, lembre-se de deixar a documentação pronta para caso seja chamado. As vagas de Jovem Aprendiz não requerem longas documentações. Entretanto, é importante já deixar o máximo possível separado.

Portanto, agora você sabe o que é um jovem aprendiz e a partir de quantos anos você pode ser um. Se quiser conhecer ainda mais sobre o programa, veja no artigo recomendado abaixo. Nele detalhamos como funciona o processo de inscrição no programa. Confira!

Como se inscrever no Programa Jovem Aprendiz

Veja agora como funciona para se inscrever no programa Jovem Aprendiz!

Sobre o autor  /  Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como enviar currículo para Renner? Confira aqui

Descubra neste post como enviar seu currículo para a Renner e trabalhar em uma das maiores empresas de varejo de moda do país!

Continue lendo
content

Conheça o Cartão de crédito Brazilian Business Bank

Cartão de crédito Brazilian Business Bank é uma boa opção para negativados, com limite de crédito e conta digital. Saiba mais sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Bradesco Elo Internacional Consignado

Saiba como solicitar seu Cartão Bradesco Elo Internacional Consignado, para poder parcelar suas dívidas e também realizar saques de até 70%

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Empréstimo Usecasa: como funciona

O empréstimo Usecasa conta com taxa fixa a partir de 0,95% ao mês, parcelamento em até 240 meses e muito mais. Então, se você está buscando crédito com garantia de imóvel, não perca essa oportunidade e confira as suas vantagens!

Continue lendo
content

Saiba o que é Poupança Programada?

Veja aqui como usar a poupança programada para guardar dinheiro todos os meses de forma automática e nunca mais esquecer de poupar.

Continue lendo
content

Conta digital + Cartão: as melhores opções de 2021

Que tal conhecer as melhores opções de conta digital com cartão de crédito do mercado? Então, continue a leitura e confira!

Continue lendo