Carros

O segredo por trás dos carros da Tesla

Anúncios

Talvez você ainda não tenha ouvido falar neste fabricante de automóveis cujas inovações têm o objetivo de acelerar e inovar o mercado de veículos que não emitem poluentes. Esta é a Tesla Motors, uma empresa especializada em carros com propulsão elétrica.

Criada em 2003 com a missão de acelerar a transição do mundo à energia sustentável, lançou seu primeiro veículo em 2008, o Tesla Roadster. Capaz de ir de 0 a 100 em 3,7 segundos, o veículo movido por um motor elétrico e alimentado por uma bateria de íons de lítio deu início a trajetória de inovação da montadora. Por ser um modelo destinado a poucos, o Roadster foi o início desta missão ousada.

Anúncios

Tecnologia limpa e muito mais!

Atualmente, o modelo que simboliza a inovação tecnológica da marca é o Model S, um sedã criado para competir no segmento premium. Mesmo pertencendo a um segmento onde o privilegiado é o conforto, ele não deixa a esportividade para trás. Capaz de sair da imobilidade aos 100 km/h em 2,5 segundos, ele é considerado o terceiro carro de produção com aceleração mais rápida da história.

Um benefício dos motores elétricos é que, ao contrário dos motores de combustão, dispensam sistemas de transmissão e conseguem entregar seu torque máximo em períodos de tempo extremamente curtos. O Model S apresenta duas configurações de motor: com um motor por eixo, entregando tração nas quatro rodas ou com um único motor instalado no eixo traseiro, deixando o veículo apenas com tração nas rodas traseiras. Uma grande vantagem da disposição dos motores é o espaço para cargas. Como os motores são acoplados aos eixos foi possível a criação de dois porta malas, um dianteiro e um traseiro.

Por não ter transmissão e nem motor de combustão é fácil imaginar que os modelos da Tesla exigem muito menos manutenção. Já imaginou não precisar trocar óleo, velas, correia dentada e muitos outros itens que pesam no bolso? Bom, enquanto você não tem um Tesla e precisa cuidar da manutenção do seu carro conte com o SOS Mecânico para encontrar o melhor mecânico da sua região.

Para alimentar esses motores a Tesla oferece baterias de até 100 kWh, que foram produzidas com um design plano, sob o assoalho do carro para abaixar o centro de gravidade do modelo. Isto garante ao veículo maior estabilidade. O Model S também é dotado de frenagem regenerativa que utiliza parte da energia produzida durante o uso do freio para recarregar a bateria.

A autonomia é de até 613 km, tornando-o o veículo elétrico com maior alcance em produção. É importante destacar que este sempre foi um dos grandes desafios dos carros elétricos.

A alta tecnologia não está presente somente no conjunto de propulsão do carro. No interior se destaca a enorme tela de 17 polegadas que integra quase todas as funções do carro como abrir o teto panorâmico, controlar temperatura, altura da suspensão, controlar faróis, ajustar as configurações de frenagem regenerativa, entre várias outras funções.

Ainda não acabou

Além de todas as tecnologias abordadas anteriormente, o Model S possui uma ainda mais surpreendente: direção completamente autônoma. O carro é capaz de ir de um local a outro sem a intervenção do motorista. O carro pode se retirar da garagem automaticamente e lhe esperar na porta de casa, ou ao chegar em algum local o condutor pode descer antes e deixar que o veículo ache a vaga no estacionamento. Ele é capaz de se auto conduzir dentro de cidades e estradas, efetuando mudanças de faixa quando julgar necessário assim como um motorista comum.

A função pode ser acionada através da própria chave ou de um aplicativo no celular. Para que o veículo execute essas funções com segurança são utilizadas 8 câmeras ao redor do carro que tem uma visão de até 250 metro de distância, outros 20 sensores ultrassônicos completam o sistema de visão do veículo que opera sob chuva e neblina.

A Tesla foi e ainda vai ir mais longe. Imagine se o seu carro fosse quase como um computador sendo possível fazer atualizações a cada melhoria desenvolvida pelo fornecedor do sistema operacional. Ao amanhecer e ir para o trabalho você pode se deparar com uma nova funcionalidade e, o melhor, sem pagar nada e sem ir em concessionária. Aliás, a Tesla não tem concessionárias e sim lojas no estilo da Apple Store.

Um veículo futurista que já está disponível no mercado, mas a um alto custo devido à sua tecnologia e inovação. No Brasil o modelo custa a partir de 745 mil reais em sua versão mais básica e vale ressaltar que nem todas as funções da direção autônoma estão disponíveis no país devido nossa legislação. Mas o sonho de possuir um veículo que pode ser carregado na garagem de casa pode não estar tão distante. Elon Musk, fundador da empresa, confirmou o lançamento do Tesla Model 3 para o Brasil, o então carro de entrada da marca deverá custar cerca de 130 mil reais, segundo a Tesla.

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Dotz

Existem várias formas de solicitar o cartão Dotz, que é um cartão de crédito com um programa de pontos incrível! Veja aqui como solicitar.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Afinz

Quer aprender a solicitar o cartão Afinz, ideal para comerciantes? Então, leia este post para aprender o passo a passo. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo consignado Cetelem

O empréstimo consignado Cetelem é oferecido por um banco confiável, líder no mercado de crédito mundial. Conheça mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Onde investir seu dinheiro?

Confira agora onde investir seu dinheiro em 2020, para ficar mais perto da sua liberdade financeira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito BV Platinum

Ainda não conhece o BV Platinum? Ele é a versão mais sofisticada da empresa, oferece até 100% de desconto na anuidade e ofertas exclusivas com lojas parceiras, como O Boticário.

Continue lendo
content

7 grandes vantagens do cartão Atacadão

Conheça as vantagens do cartão Atacadão. Leia até o final para saber como aplicar para o seu!

Continue lendo