Auxílio Governo

O que é preciso para dar entrada no LOAS?

Se você já sabe que pode receber o Benefício da Prestação Continuada, confira neste post como pode dar entrada no LOAS para conseguir receber o benefício!

Anúncios

por Leticia Jordão

21/06/2022 | Atualizado em 22/06/2022

Saiba o que você precisa fazer para receber este benefício

Veja o que é necessário para solicitar o benefício! Fonte: Pexels.
Veja o que é necessário para solicitar o benefício! Fonte: Pexels.

O LOAS, sigla para Lei Orgânica de Assistência Social, trata-se de uma lei que garante que idosos e pessoas com deficiência consigam garantir o próprio sustento.

Para fazer isso, a lei possui um auxílio conhecido como Benefício da Prestação Continuada. A partir dele, os beneficiários conseguem acessar um salário mínimo por mês para ter como renda e assim ajudar nas suas despesas.

Imagem da bandeira do Brasil com um fundo mostranso o céu com o sol se pondo.

Conheça o benefício da prestação continuada

Conheça suas vantagens e como solicitar o benefício.

Esse programa é disponível para idosos com idade igual ou superior a 65 anos e a pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência que as incapacitem de trabalhar.

No texto a seguir, você conhecerá mais sobre o LOAS e como é possível fazer a sua solicitação para ter acesso ao benefício.

Como funciona empréstimo BPC

Veja como essa modalidade de empréstimo funciona!

Anúncios

Qual o valor do benefício LOAS?

Saiba até quanto é possível receber com o benefício! Fonte: Unsplash.
Saiba até quanto é possível receber com o benefício! Fonte: Unsplash.

O LOAS foi feito para que as pessoas tenham acesso a uma renda que permita que elas tenham o seu sustento. Ele é especialmente para as pessoas de baixa renda, que enfrentam dificuldades para manter medicamentos e tratamentos.

Sendo assim, o governo libera todos os meses para os beneficiários do programa o valor de um salário mínimo por mês para ser a sua renda.

Dessa forma, as pessoas que têm o benefício agora em 2022, recebem do LOAS o valor de R$1.212,00, que é o salário mínimo vigente.

O que é preciso para dar entrada no Loas?

Para dar entrada no LOAS, é necessário cumprir alguns requisitos básicos obrigatórios, como:

  • Ter idade igual ou superior a 65 anos ou possuir alguma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo;
  • Possuir uma renda mínima por pessoa do grupo familiar no valor equivalente ou menor a ½ salário mínimo vigente;
  • Possuir cadastro ativo no Cadastro Único Para Programa Sociais, também conhecido como CadÚnico.

Ao cumprir estes requisitos, já é possível iniciar o processo de solicitação do benefício. Para isso, a pessoa deverá agendar uma visita na agência do INSS mais próxima para enviar os documentos para análise. 

O agendamento poderá ser feito tanto online quanto pelo telefone a partir dos seguintes canais:

  • Site: www.previdencia.gov.br;
  • Telefone: 135.

Com o agendamento realizado, você poderá ir até a agência na data marcada levando todos os documentos solicitados. Os documentos que eles pedem podem ser diferentes a depender do motivo da solicitação, mas geralmente é necessário enviar:

  • CPF e identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Cadastro no CadÚnico;
  • Comprovante de despesas (água, luz, aluguel, etc);
  • Documento que identifique as pessoas do grupo familiar.

Caso a solicitação seja feita para uma pessoa com deficiência, poderá ser pedido ainda atestados e exames médicos para comprovar a situação. Além disso, você também deverá levar comprovantes de gastos com medicamentos e tratamentos.

Anúncios

Como receber o benefício de prestação continuada?

Veja como você consegue receber os recursos do benefício. Fonte: Unsplash.
Veja como você consegue receber os recursos do benefício. Fonte: Unsplash.

Após ter feito a solicitação do benefício de prestação continuada, você receberá na sua residência uma carta do INSS. A partir dela você saberá se sua solicitação foi aprovada ou não.

Em caso positivo, o dinheiro do benefício estará disponível para saque em até 45 dias. Além disso, o beneficiário receberá também um cartão magnético para sacar o dinheiro ou fazer compras.

E se você gostou desse conteúdo, indicamos que você leia o texto abaixo que mostra mais sobre o benefício Auxílio Gás. A partir dele, diversas famílias conseguem acessar esse serviço com preços diferenciados! Confira!

Conheça o benefício Auxílio Gás

Saiba como ele funciona e de que forma você pode ter acesso a ele.

Sobre o autor

Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Escolha seu cartão de crédito com limite alto para negativado

Buscando um cartão de crédito com limite alto para negativado? Saiba que os cartões consignados são excelentes opções. Então, leia o post e confira!

Continue lendo
content

Review cartão Santander SX 2021

Confira o review cartão Santander SX e veja como solicitar este cartão sem precisar ser correntista do Santander e, ainda, aproveitar diversas vantagens.

Continue lendo
content

Cartão Lanistar ou Cartão Impact Bank: qual o melhor?

Quer saber qual decidir entre o cartão Lanistar ou cartão Impact Bank? Então, leia este post e descubra as principais diferenças entre os dois!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o empréstimo pessoal Moneyman

O empréstimo pessoal da Moneyman pode ser uma boa opção para quem quer praticidade e rapidez. Confira como solicitar!

Continue lendo
content

17 melhores cartões de crédito para jovens

Os 17 melhores cartões de crédito para jovens vão desde bancos digitais como o Méliuz e Nubank até os cartões Banco do Brasil. Confira nossa lista!

Continue lendo
content

Falha de segurança na Acesso Soluções de Pagamentos S.A. resulta no vazamento de 160 mil chaves PIX

De acordo com o Banco Central, após um problema com o sistema de segurança da instituição Acesso Soluções de Pagamento S.A., cerca de 160 mil dados cadastrais de chaves PIX foram expostas. Veja a seguir o que fazer para descobrir se as suas informações estão inclusas no incidente, e o que fazer nesse caso.

Continue lendo