Auxílio Governo

BPC: O que é preciso para dar entrada?

Confira tudo o que você precisa fazer para se cadastrar no BPC - Benefício de Prestação Continuada - e ter acesso a um salário mínimo por mês!

Anúncios

Confira o nosso passo a passo para se cadastrar no Benefício de Prestação Continuada

Veja como é simples solicitar o BPC. Fonte: Canva.
Veja como é simples solicitar o BPC. Fonte: Canva.

O BPC, sigla para Benefício de Prestação Continuada, é um programa do governo que garante renda fixa mensal para idosos e portadores de deficiência.

Nesse sentido, o benefício existe através da LOAS, ou Lei Orgânica de Assistência Social. A partir dela, beneficiários conseguem acesso a um salário mínimo por mês

card

Aplicativo

Meu INSS

Agendamentos Consultas

Confira como é simples se cadastrar no Meu INSS e solicitar os benefícios!

Você será redirecionado a outro site

Para receber o auxílio, é necessário cumprir algumas regras. Por exemplo, o beneficiário deve ter cadastro atualizado no CadÚnico e comprovar baixa renda.

Quer saber mais detalhes sobre como solicitar sua inclusão no BPC? Então confira o conteúdo a seguir que vamos te mostrar como fazer.

Qual o valor do BPC?

Pois bem, o BPC tem como objetivo proporcionar renda para pessoas que não conseguem trabalhar. Seja por idade, ou por conta de alguma deficiência incapacitante.

Sendo assim, ele é especialmente para brasileiros de baixa renda. Então, o Governo Federal oferece aos beneficiários um salário mínimo mensal; ou R$1.320,00.

Ademais, é importante ressaltar que é possível receber o BPC mesmo sem ter contribuído para o INSS. No entanto, o benefício não dá direito ao 13º salário ou pensão por morte.

card

Aplicativo

Meu INSS

Agendamentos Consultas

Confira como é simples se cadastrar no Meu INSS e solicitar os benefícios!

Você será redirecionado a outro site

O que é preciso para dar entrada no BPC?

Mas então, quais os documentos você precisa para dar entrada no BPC? Fonte: Canva.
Mas então, quais os documentos você precisa para dar entrada no BPC? Fonte: Canva.

Para dar entrada no BPC, é necessário cumprir alguns requisitos básicos obrigatórios, como:

  • Ter idade igual ou superior a 65 anos ou possuir alguma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo;
  • Possuir uma renda mínima por pessoa do grupo familiar no valor equivalente ou menor a ¼ salário mínimo vigente;
  • Possuir cadastro ativo no Cadastro Único.

Ao cumprir estes requisitos, já é possível iniciar o processo de solicitação do benefício. Mas, para isso, a pessoa deve agendar uma visita ao INSS mais próximo para enviar os documentos para análise. 

Para agendar o seu pedido, você pode usar o aplicativo “Meu INSS”. Também é possível fazer o agendamento através do site da Previdência ou pelo telefone, no número 135.

Com o agendamento realizado, é necessário ir até a agência do INSS na data marcada. Também é importante levar todos os documentos solicitados. Dentre eles:

  • CPF e RG;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Documento que identifique as pessoas do grupo familiar (RG, CPF, certidão de nascimento/casamento).

Já no caso da solicitação por pessoas com deficiência, também é necessário levar documentos que comprovem a condição. O INSS também deve agendar uma perícia médica para avaliação.

Como receber o benefício de prestação continuada?

Após solicitar o Benefício de Prestação Continuada, você receberá em sua residência uma carta do INSS. Então, é a partir dela que você vai saber se sua solicitação foi aprovada ou não.

Em caso positivo, o dinheiro do benefício fica disponível para saque em até 45 dias. Além disso, o beneficiário recebe também um cartão magnético para saques e para usar no modo débito.

No entanto, se você não tem direito ao BPC, mas faz parte da população de baixa renda do país, existe outro benefício que pode te ajudar.

O Bolsa Família é um programa social do Governo que já transformou a vida de milhões de brasileiros. Com ele, você recebe R$600 ou mais por mês, e tem a oportunidade de conquistar uma vida melhor.

Quer saber mais sobre o Bolsa Família? Então não perca tempo e confira o conteúdo recomendado abaixo!

Bolsa Família

Conheça o Bolsa Família

Veja como funciona o Bolsa Família e o que você precisa fazer para se cadastrar e receber mais de $600 por mês como renda fixa.

Sobre o autor  /  Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como abrir conta Porto Seguro

Aprenda o passo a passo sobre como abrir conta Porto Seguro e tenha uma conta com proteção garantida, cashback e 100% gratuita!

Continue lendo
content

Como solicitar o Empréstimo Serasa eCred

Chegou, então, a resposta para a pergunta que todo mundo quer saber: como solicitar o Empréstimo Serasa eCred? E aí, vamos descobrir?

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo Finmatch MEI

O empréstimo Finmatch MEI tem crédito facilitado e oferece condições especiais de pagamento. Quer saber como solicitar? Confira aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Nubank Ultravioleta ou Cartão Superdigital: qual o melhor?

Dentre as opções de cartões de crédito do mercado, muitas oferecem vantagens exclusivas e condições variadas. Alguns são mais exigentes, e outros nem tanto. Nesse caso, qual pode ser a melhor opção: cartão Nubank Ultravioleta ou cartão Superdigital? Descubra aqui!

Continue lendo
content

Cartão‌ ‌Mooba‌ ‌ou‌ ‌cartão‌ ‌PagBank:‌ ‌qual‌ ‌escolher?‌

Cartão Mooba ou cartão PagBank, qual deles é o melhor? Quer saber a resposta? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre eles.

Continue lendo
content

Como abrir conta Sicoob Yoou Free

Se você gosta de agilidade e praticidade no seu dia a dia, a conta Sicoob Yoou Free pode ser uma grande aliada, desde o processo de abertura, que é simplificado e 100% digital. Saiba como abrir sua conta aqui.

Continue lendo