Siga nas Redes Sociais

Carros

Nunca mais tenha problemas com a bateria do seu carro

Por

Luigi C. 

| Publicado em

A bateria do carro é o componente responsável por acumular energia, e fornecer esta energia acumulada para todos os componentes elétricos e eletrônicos presentes no veículo como faróis, centrais multimídia, alarmes, etc. Por este motivo, selecionamos algumas dicas sobre a bateria que podem ser úteis:

ANÚNCIOS

A bateria é recarregada pelo motor

O motor do veículo é o responsável por recarregar a bateria, através do alternador. Portanto, sempre que a bateria estiver sendo usada com o motor desligado, ela está sendo descarregada. Meio óbvio não é? Então cuide para não deixar os faróis ou o som ligado por muito tempo com o automóvel desligado.

ANÚNCIOS

A bateria não deve ficar sem funcionar por muito tempo

Carros parados também descarregam a bateria. Por isso, se o carro vai ficar parado por longos períodos (mais de 30 dias), e não é possível alguém dar uma partida no veículo neste tempo, recomenda-se desconectar os terminais dos cabos da bateria, evitando assim, que a bateria descarregue.

ANÚNCIOS

Não dê partida com acessórios elétricos/eletrônicos ligados

Ligar o farol ou o rádio antes de dar a partida no veículo faz com que a vida útil da sua bateria (que normalmente é de 2 a 3 anos) dure menos. Isso acontece porque a partida exige muito da bateria do carro, e manter outros acessórios funcionando ao mesmo tempo sobrecarregará a bateria.

ANÚNCIOS

Limpe os terminais da sua bateria

Sempre que possível, verifique se os terminais na sua bateria não estão sujos ou corroídos. Para fazer a limpeza, não esqueça de desligar o veículo (por favor, segurança sempre!), e utilize apenas uma esponja com água.

ANÚNCIOS

Ao ligar o veículo, permaneça ao menos 15 minutos com ele ligado

De acordo com alguns fabricantes, esse é o tempo necessário para que o motor recarregue a bateria usada para dar partida. Então, se arriou a bateria e você fez a famosa chupeta, não adianta só dar uma voltinha na quadra.

ANÚNCIOS

Faca revisões regularmente

É importante fazer revisões elétricas regularmente, verificando as condições da sua bateria, além de componentes que podem estar sugando bateria de maneira desnecessária.

ANÚNCIOS

Tenha um auxiliar de partida no veículo

Mesmo tomando todos os cuidados com a sua bateria podem ocorrer problemas e a sua bateria arriar. Ter os cabos para conseguir ligar o veículo facilita bastante a sua vida (experiência própria). Se você não tiver os cabos para fazer a chupeta, dependendo da situação será necessário ligar para o seguro. Algumas oficinas também oferecem esse tipo de auxílio em caso de necessidade.

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta