Listas

Não é mais como antigamente: veja quais foram os 08 alimentos que mudaram de fórmula e você nem sabia

Existem algumas comidas industrializadas que marcam a nossa vida, não é mesmo? No entanto, o que você não sabia é que parte destes produtos mudaram de fórmula ao longo do ano. Descubra quais foram eles!

Anúncios

por Priscila de Cassia

Publicado em 28/10/2020
Existem algumas comidas industrializadas que marcam a nossa vida, não é mesmo? No entanto, o que você não sabia é que parte destes produtos mudaram de fórmula ao longo do ano. Descubra quais foram eles!

É quase impossível encontrar alguém que não teve a infância marcada com muita Nutella, Sonho de Valsa e bolacha Passatempo. Afinal, estas comidas fizeram a cabeça da criançada por muito tempo e, inclusive, fazem até hoje!

Mas sabia que eles fazem parte da lista de alimentos que mudaram de fórmula e você nem sabia? Pois é!

Você sabia que produtos que marcaram a nossa infância fazem parte da lista de alimentos que mudaram de fórmula? Pois é!

O que poucos sabem é que parte dessas besteiras que comíamos quando criança mudou de receita. Sim, isto mesmo que você leu! Há uma infinidade de alimentos que mudaram de fórmula ao longo do tempo e você sequer notou – ou notou pelo sabor, mas não sabia exatamente o que era.

Nesta introdução, não já demos alguns spoilers, mas há ainda muito mais comidas industrializadas que já não são as mesmas como antigamente. Ficou curioso para saber mais? Então não deixe de ler este nosso texto!

Anúncios

08. Nutella

O primeiro da nossa lista de alimentos que mudaram de fórmula não poderia ser outro que não aquela que citamos logo de cara na nossa introdução: a Nutella.

Sim, a queridinha das formiguinhas alterou a sua receita – e já vamos logo dizendo: para pior!

O primeiro da nossa lista de alimentos que mudaram de fórmula não poderia ser outro que não aquela que citamos logo de cara na nossa introdução: a Nutella.

Se você é fã da Nutella desde sempre, deve ter notado que o creme italiano de avelã com chocolate ficou mais doce nos últimos tempos. Pois é! Esta percepção sua não é fruto de um paladar mais amadurecido, mas sim da mudança da fórmula do produto. Agora, a Nutella contém mais leite em pó desnatado (8,7% vs. 7,5%) e mais açúcar (56,3% vs. 55,9%).

Com essa nova receita, a cor ficou mais clara e, obviamente, mais doce. Um porta-voz da Ferrero, fabricante da Nutella, confirmou a mudança e garantiu aos fãs que a qualidade do produto continuava a mesma.

Será mesmo? Afinal, para aumentar estes dois ingredientes, foi necessário diminuir a porcentagem de avelã e/ou chocolate.

07. Sonho de Valsa

Quem nunca se deliciou com um Sonho de Valsa, não é mesmo? Um clássico em forma de chocolate, este bombom é 100% brasileiro e foi criado pela empresa de alimentos Lacta, em 1938.

No entanto, o que era sucesso, hoje em dia tornou-se um produto questionável.

Um clássico em forma de chocolate, o Sonho de Valsa é 100% brasileiro e foi criado pela empresa de alimentos Lacta, em 1938.

Assim como a Nutella, você deve ter percebido que o Sonho de Valsa ficou muito, mas muito mais doce.

Novamente, esta percepção está longe de ser o seu paladar, mas sim o fato de que alteraram a fórmula do produto sem sequer avisar os seus consumidores.

O bombom, que é composto por uma casquinha de wafer, coberta com duas camadas de chocolate e recheado com creme de castanha de caju, era originalmente feito com avelã e creme de amendoim.

Além disso, a cobertura deixou de ser “de chocolate” e tornou-se “sabor chocolate”. E sabe o que isto significa? Muita gordura vegetal hidrogenada!

Entendeu o porquê de falarmos que se tornou um produto questionável, né?

Anúncios

06. Passatempo

E vamos para o último spoiler que demos na introdução deste nosso texto sobre os alimentos que mudaram de fórmula?

Se sim, então chegou a hora de falar da bolacha Passatempo.

Pois é, ela também não escapou e teve sua receita modificada.

E vamos para o último spoiler que demos na introdução deste nosso texto sobre os alimentos que mudaram de fórmula? Se sim, então chegou a hora de falar da bolacha Passatempo.

Com certeza, a bolacha Passatempo instiga a memória afetiva de muitos de seus consumidores do passado, que agora já são adultos.

Afinal, na década de 90, os diversos animais coloridos em cada bolacha era sinônimo de felicidade. Hoje, a história já é outra.

Aliás, é bem provável que esta felicidade tenha se transformado em decepção.

Isto porque é perceptível a mudança de sua receita, que era com menos sal, com mais recheio, com mais baunilha e mais sabor de avelã e chocolate.

Infelizmente, este sabor da infância ficou na infância mesmo e a nova geração jamais saberá o quão saborosa era o Passatempo original.

05. Fanta

Criada e lançada na Alemanha Nazi, durante a Segunda Guerra Mundial, a Fanta é uma marca de refrigerantes pertencente à empresa Coca-Cola Company.

Hoje, a bebida está presente em 188 países e possui mais de 90 sabores diferentes em todo o mundo.

Criada e lançada na Alemanha Nazi, durante a Segunda Guerra Mundial, a Fanta é uma marca de refrigerantes pertencente à empresa Coca-Cola Company.

Embora a Fanta tenha uma extensa diversidade de sabores, fato é que a tradicional de laranja mudou de fórmula ao longo do tempo.

O refrigerante agora tem 25% menos açúcar e, como resultado, contém muito mais adoçantes artificiais.

Mas não se engane! Não foi apenas no sabor que o refrigerante mudou, como também introduziu uma mudança na aparência da garrafa. Em maio de 2017, o visual da Fanta mudou, com novo logotipo — criado por letras cortadas à mão — e nova paleta de cores.

04. Schweppes

Ao lado da Fanta na lista de refrigerante que fazem parte dos alimentos que mudaram de fórmula, temos a Schweppes. Ela, que está no mercado deste 1783, também passou por algumas alterações em sua receita original.

Afinal, com 237 anos de existência, estranho seria se ela não passasse, não é mesmo?

Ao lado da Fanta na lista de refrigerante que fazem parte dos alimentos que mudaram de fórmula, temos a Schweppes.

Nas últimas mudanças de fórmula na Schweppes, a Coca-Cola Company, detentora também desta marca, reduziu o açúcar para acompanhar as preferências do público e oferecer mais opções com menos calorias. Em contrapartida, adicionou adoçante, o que deixou o sabor residual na bebida.

Os fãs das Schweppes, em contrapartida, não aprovaram a alteração, uma vez que, segundo os mesmos, comprariam a versão diet caso quisessem algo sem açúcar.

Errados eles não estão, não é mesmo? E assim, com a Schweppes, chegamos à reta final do nosso texto.

03. Nesquik morango

Iniciando o top 3 dos alimentos que mudaram de fórmula, o Nesquik morango também teve sua receita alterada.

A empresa Nestlé, dona da marca, acompanhou as tendências do mercado e também reduziu a quantidade de açúcar presente neste pó para preparo de leite aromatizado.

Iniciando o top 3 dos alimentos que mudaram de fórmula, o Nesquik morango também teve sua receita alterada.

A Nestlé já tinha reduzido em 15% a quantidade de açúcar no pó de chocolate em 2015. No entanto, em relação ao sabor de morango, a redução chegou a 27%, quase 1/4 da quantidade original.

Ou seja, enquanto alguns produtos aumentam a quantidade de açúcar, como é o caso da Nutella e do Sonho de Valsa, outros apostam na tendência de uma vida mais saudável.

Mas atenção! Se você acredita que a redução do açúcar da Nesquik parou por aí, saiba que está equivocado. O porta-voz da Nestlé afirmou que a marca está apostando numa redução de açúcar gradual para os consumidores se irem habituando.

No futuro, será ainda lançado o Nesquik Less Sugar, que conterá apenas 3,4 gramas de açúcar por dose (hoje, o produto contém 10,6 gramas).

02. Café Nescafé

Na cultura brasileira, o café está sempre muito presente.

Tão presente que é quase impossível encontrar alguém que não goste desta bebida que vai muito bem com tudo – desde o café da manhã até às pausas do trabalho, uma vez que ela é uma ótima aliada para você ser mais produtivo em casa em tempos de home office.

Uma das marcas mais conhecidas de café é a Nescafé, o solúvel pertencente à Nestlé. No entanto, o que você não sabia sobre o produto é que ele também mudou de fórmula.

Uma das marcas mais conhecidas do ramo é a Nescafé, o café solúvel pertencente à multinacional Nestlé.

No entanto, o que você não sabia sobre o produto é que, em agosto de 2015, a empresa anunciou uma versão “nova e melhorada”.

A mudança não foi aceita pelos fãs ao longo do tempo, pois alegaram que o novo café instantâneo tinha gosto ruim.

Em sua defesa, o porta-voz da Nestlé disse que a mudança na receita reflete o desejo de seus clientes por um “sabor mais completo”.

01. Batom

Por fim, para encerrar a nossa lista de alimentos que mudaram de fórmula, temos o chocolate Batom, eternizado pela propaganda “Compre Batom”.

Diferente dos doces acima, no caso deste chocolate, a receita passou para melhor.

Em 2014, o produto teve a sua embalagem e formulação modificados para renovação do mesmo, tornando-se um produto com mais leite em sua composição.

Com isto, o chocolate Batom passou a ter 65% mais leite, o que lhe proporcionou mais sabor e textura mais cremosa.

Por fim, para encerrar a nossa lista de alimentos que mudaram de fórmula, temos o chocolate Batom.

Agora que chegamos ao fim do texto, você ficou surpreso com os alimentos que mudaram de fórmula?! Provavelmente sim, uma vez que parte destes produtos teve sua receita modificada sem sequer avisar a seus consumidores. Bom sinal não é, né?

Sobre o autor

Priscila de Cassia

Formada em administração de empresas e auditora fiscal, é redatora freelancer desde 2016 para cultivar o seu hobby pela escrita e para fazer renda extra. Atualmente, escreve sobre vida financeira, cartões de crédito, milhas aéreas e viagens, além de curiosidades em geral.

Em Alta

content

Cartão Acesso ou Cartão Proteste: qual escolher?

Quer decidir entre cartão acesso ou cartão proteste? Pois ambos têm bandeira internacional e aceitam negativados. Saiba mais sobre eles aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Havan

O cartão de crédito Havan, sem anuidade e com muitos benefícios, é a opção ideal para clientes das lojas Havan. Saiba mais sobre o cartão!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Bahamas

Descubra o exato passo a passo para solicitar o cartão Bahamas. É um processo simples, fácil e pode ser 100% online, sem complicações.

Continue lendo

Crédito Imobiliário

Como solicitar o crédito imobiliário Banco de Brasília

O Banco de Brasília oferece ótimas opções de crédito imobiliário. Com taxas personalizadas e atrativas para você realizar o sonho da casa própria. Aprenda aqui a solicitar o seu!

Banco de Brasília: solicite agora o seu financiamento imobiliário

A hora de comprar uma casa é um sonho de muitas famílias. Eventualmente, para chegar nisso, é necessário muito trabalho, esforço e também economizar dinheiro. Contudo, é comum que algumas pessoas demorem para juntar todo o dinheiro. Por isso, os financiamentos imobiliários podem ser uma solução. Em outras palavras, ao solicitar o crédito imobiliário Banco de Brasília é possível conquistar o sonho da casa própria.

Analogamente, o financiamento é líder de contratações no Distrito Federal. Sobretudo, por conta das suas vantagens e taxas personalizadas. No artigo de hoje, vamos te explicar como simular e solicitar o seu crédito imobiliário. Então, continue a leitura e confira!

card

Crédito Imobiliário

Banco de Brasília

Prazo longo Seguro

Contrate agora e tenha até 420 meses para pagar com taxas a partir de 2,95% ao ano.

Você será redirecionado para outro site

Solicitar online

Primeiramente, ainda não é possível solicitar o seu crédito imobiliário de forma online. No entanto, o Banco de Brasília possui uma ótima ferramenta de simulação online. Então, nela você preenche informações, como valor do imóvel, valor do financiamento, entre outras.

Em seguida, é só comparecer até uma das agências do Banco de Brasília e solicitar o seu crédito.

Solicitar via telefone

Pois bem, também não é possível solicitar o crédito pelo telefone. Mas, os atendentes do Banco de Brasília estão sempre disponíveis para tirar qualquer dúvida. Além disso, te encaminham para as agências mais próximas. Ademais, o número é (61) 3322 1515.

Solicitar pelo aplicativo

Do mesmo modo, o Banco de Brasília infelizmente não oferece a opção de solicitar pelo aplicativo.

Crédito Imobiliário CrediHome ou Crédito Imobiliário Banco de Brasília: qual escolher?

Então, se você não se identificou com o crédito imobiliário Banco de Brasília, não tem problema. Pois existem outros produtos financeiros disponíveis no mercado, dentre eles temos o crédito imobiliário CrediHome. Aliás, por meio dele, é possível analisar os financiamentos de diversos bancos em um único lugar. Ademais, saiba mais sobre ele na tabela comparativa, a seguir.

CrediHomeBanco de Brasília
Renda MínimaNão informadaNão informada
Taxa de JurosDepende do banco contratadoA partir de 2,95% ao ano
Prazo para pagarDepende do banco contratadoAté 420 meses
Prazo para liberaçãoDepende do banco contratadoNão informado
Valor do créditoDepende do banco contratadoAté 80% do valor do imóvel
Aceita Negativados?NãoNão
VantagensPode comparar diversos bancos antes de escolher a melhor opção para vocêRápida contratação e taxas competitivas
Mas, afinal, como funcionam os financiamentos?

Como solicitar o crédito imobiliário CrediHome

Saiba como solicitar o crédito imobiliário CrediHome e compare já as melhores opções de crédito para o seu bolso. Confira!

Você também pode gostar

content

Cartão Inter Limite Investido: como funciona

Veja como o cartão Inter Limite Investido funciona e saiba tudo sobre este cartão que pode te ajudar a criar a sua primeira reserva financeira.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo pessoal PicPay

Conheça o empréstimo pessoal Picpay e veja se este empréstimo é o que você precisa no momento! Ah, ele tem condições únicas! Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Porto Seguro

Com o cartão Porto Seguro, você pode conseguir 50% de desconto na anuidade ou isenção total. Confira aqui como solicitar o seu!

Continue lendo