Dicas
Como escolher seguro de vida?
Um seguro de vida é feito não apenas para proteger você, mas também sua família e pessoas que você ama. Isso porque caso algo venha a acontecer com você, seus beneficiários serão amparados e cuidados financeiramente. Então veja aqui como escolher um bom seguro de vida!
Anúncios
Pense na segurança financeira de quem você ama e veja nossas dicas de como contratar um bom seguro de vida
Antes de tudo, saiba que existem alguns acontecimentos na vida que não podemos prever. Aliás, dificilmente estamos preparados para enfrentá-los, especialmente financeiramente. Desse modo, é importante escolher seguro de vida que possa ajudar a cuidar da sua família caso você falte um dia ou, ainda, para manter seu padrão de vida caso aconteça algum acidente.
Nesse sentido, se você tem dependentes essa já deve ser uma preocupação para você. Entretanto, contratar um seguro de vida ainda é uma cultura ainda em desenvolvimento no Brasil, já que as pessoas tendem a não se planejar para certas situações. Portanto, trouxemos aqui algumas informações que podem te ajudar na hora de escolher seguro de vida. Confira!
Como funciona o seguro de vida?
Pois bem, o seguro de vida é um dos tipos de seguro que te protege contra acontecimentos que podem ou não ocorrer com você. Caso venham a ocorrer, você receberá uma indenização em dinheiro por isso. Para isso, é feito um contrato entre a seguradora e você, para garantir que você, seus familiares ou dependentes recebam o suporte financeiro.
Aliás, você deverá informar em contrato quais são os seus beneficiários, que são as pessoas que vão receber a indenização no caso da sua morte. Assim, você vai pagar uma quantia mensal para a seguradora e o valor vai variar de acordo com a cobertura que contratou.
Nesse sentido, existem planos mais básicos, que cobrem os casos de morte por acidente ou por causas naturais. Ou, ainda, planos mais completos, que cobrem invalidez por acidentes, doenças graves e até desemprego. Ademais, os planos costumam oferecer cobertura a partir de 14 anos e no máximo de 65 anos de idade.
Além disso, você deve ficar de olho nas regras que a seguradora impõe na hora de escolher seguro de vida. Isso porque as características de cada plano variam de acordo com a seguradora. Portanto, é importante ficar atento ao fazer a contratação. Assim, trouxemos alguns pontos principais para você prestar atenção ao fazer sua simulação. Veja, a seguir.
Melhores cartões com desconto no seguro auto 2021
Se você está em busca de cartões com desconto no seguro auto, fique atento, pois trouxemos 04 opções incríveis com cobertura internacional e muitos benefícios. Confira!
3 pontos a atentar-se antes de escolher seguro de vida
Pois bem, agora que você já sabe o que é e como funciona um seguro de vida, é importante ficar atento a alguns pontos para fazer uma boa contratação e evitar dor de cabeça. Assim, analise sua condição financeira primeiro, entenda o seu padrão de vida e contrate um seguro de acordo com seu estilo de vida no momento. Veja algumas dicas abaixo.
1. Reputação da seguradora
Primeiramente, essa dica não se aplica apenas as seguradoras. Ou seja, sempre que você for contratar um serviço, é importante verificar a reputação da empresa que está prestando esse serviço para você. Uma empresa seguradora é quem vai pagar a indenização para você ou para os seus beneficiários caso alguma coisa aconteça, portanto, ela precisa ser de confiança.
Assim, procure saber feedbacks reais de clientes da empresa. Além disso, vale procurar a reputação em sites, como Reclame Aqui, por exemplo. Caso você não encontre nenhuma avaliação da empresa, é melhor procurar outra opção. Afinal, escolher seguro de vida não é uma tarefa fácil e você precisa escolher uma empresa idônea e que cumpra com o que foi acordado contratualmente.
2. Tipos de cobertura
Antes de mais nada, como dissemos acima, é importante analisar sua condição e estilo de vida antes de escolher seguro de vida. Assim, cada pessoa tem um perfil diferente e precisa escolher diferentes necessidades na hora de contratar o seguro. Por exemplo, se você é uma pessoa solteira e mora sozinho, deve contratar uma opção de capacidade laboral em seu seguro de vida.
Assim, existem diversos tipos de cobertura, e você pode contratar as que mais se encaixam em seu perfil de vida no momento. Algumas das principais coberturas são despesas médicas e hospitalares, diárias de internação hospitalar, doenças graves, invalidez funcional permanente por diversos motivos, morte ou morte por acidente.
Dessa forma, você poderá escolher e mesclar os tipos de cobertura de acordo com o estilo de vida que tem. No entanto, fique atento as regras e cláusulas de contrato! As seguradoras tem diferentes regras e é importante perguntar sobre elas antes da contratação.
3. Compare o valor das mensalidades
Como você já sabe, ao escolher seguro de vida você deverá pagar um valor mensal a seguradora para que receba a indenização caso algo venha a acontecer com você. Portanto, ao fazer a contratação, você precisa ter certeza de que pode arcar com os pagamentos das mensalidades do plano escolhido.
Desse modo, é importante pesquisar os valores em diferentes empresas seguradoras. Aliás, você pode encontrar empresas com melhor custo-benefício, que oferecem um valor maior para seus beneficiários em caso de sinistro. Portanto, faça uma simulação de valores e entenda o que cada seguradora oferece antes de fechar o negócio.
Por que contratar um seguro de vida?
Embora ainda não faça parte da cultura financeira brasileira, contratar um seguro de vida é algo imprescindível para quem deseja ter um planejamento financeiro familiar saudável. Assim, ao escolher seguro de vida, você trará segurança para você e sua família para garantir que você e seus dependentes possam viver confortavelmente caso aconteça alguma coisa.
Ademais, o seguro de vida traz vantagens como tranquilidade, já que você saberá que sua família estará amparada no caso de acidentes ou morte, e segurança financeira, pois você poderá manter o mesmo padrão de vida no caso de acidentes.
Portanto, é importante contratar um seguro de vida, independente do seu perfil. Assim, você e as pessoas que ama estarão protegidos, além de serem amparados no caso de acidentes ou até mesmo sua morte.
Além do mais, existem diversos tipos de seguros oferecidos e pode ser confuso escolher entre tantas opções no mercado. Desse modo, uma corretora de seguros pode te ajudar a escolher entre seu seguro de vida, do seu carro ou de qualquer outro bem que você deseja assegurar.
Então, se você quer ver algumas dicas de como encontrar a corretora de seguros ideal para as suas necessidades, confira nosso conteúdo abaixo.
Como escolher uma corretora de seguros?
Encontrar e escolher uma boa seguradora não é uma tarefa fácil para quem não é do ramo. Por isso, vamos te ajudar! Confira este post!
Sobre o autor / Aline Barbosa
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Qual conta digital rende mais que a poupança?
Quer saber qual conta digital rende mais que a poupança? No artigo de hoje vamos te mostrar algumas opções. Continue lendo!
Continue lendoCartão Netshoes ou Cartão Polishop: qual escolher?
Cartão Netshoes ou cartão Polishop: saiba tudo sobre esses dois cartões com descontos exclusivos, plataforma de ofertas relâmpagos e mais!
Continue lendoVagas Itaú: como verificar as opções?
Confira as vagas do Itaú disponíveis para você e saiba como é trabalhar nesse grande banco que oferece diversas oportunidades de crescimento!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como imprimir 2 via da fatura Ponto Frio?
Com o cartão Ponto (antigo Ponto Frio) você faz compras em qualquer lugar com a bandeira Mastercard e tem benefícios especiais nas lojas. Veja aqui como consultar a fatura do cartão.
Continue lendoCrédito consolidado da Cofidis: como funciona
Com o crédito Cofidis, regularizar as suas finanças é mais fácil do que você imagina! Veja mais aqui sobre as condições que a financeira te dá, e surpreenda-se!
Continue lendo9 vantagens do cartão de crédito Uber
Está com o nome sujo ou tem score de crédito baixo? O cartão de crédito Uber te dá mais autonomia financeira para realizar compras e pagamentos online.
Continue lendo