Listen

15 faszinierende Fakten über das Universum – Sie werden überrascht sein!

Die Aussage, dass es faszinierende Fakten über das Universum gibt, ist unbestreitbar. Denn wie könnte es nicht auch an dem einzigen Ort sein, an dem es keine Grenzen gibt? So ist es!

Werbung

É inegável a afirmação de que há fatos intrigantes sobre o universo. Afinal, como não ter no único lugar cujo ditado “o céu é o limite” não faz sentido – justamente por não existir este limite? Pois é!

É inegável a afirmação de que há fatos intrigantes sobre o universo. Afinal, como não ter no único lugar cujo ditado “o céu é o limite” não faz sentido – justamente por não existir limite?

Não à toa, diversos estudiosos passam seu tempo tentando desvendar o universo. Questionamentos sobre o buraco negro, a existência ou não de um fim, se há outros universos… Enfim, são muitas perguntas que ainda não têm resposta.

Felizmente, há algumas curiosidades que já foram descobertas e é sobre isto que iremos falar. E aí, está pronto para conhecer os fatos intrigantes sobre o universo? Se sim, então vamos nessa, mas já fique sabendo: você vai se surpreender!

15. O Juízo Final do Bóson de Higgs

Começaremos o nosso texto não falando sobre como tudo começou, mas como tudo terminará. Sim!

Existem estudos especulando como vai ser o nosso Juízo Final e os cenários mais perigosos e plausíveis sobre o fim do mundo vêm dos próprios cientistas: a teoria do Bóson de Higgs, que foi defendida inclusive pelo grande cientista já falecido Stephen Hawking.

Existem estudos especulando como ser o nosso Juízo Final e os cenários mais perigosos e plausíveis sobre o fim do mundo vêm dos próprios cientistas: a teoria do Bóson de Higgs.

O ”juízo final” começaria com uma bolha cheia de energia Higgs flutuante, que deveria permanecer consistente para o universo permanecer estável. A bolha se espalharia como o vácuo, reprogramando fundamentalmente e, em alguns casos, desintegrando os átomos à medida que avança. Assustador, né?

A má notícia é que alguns cientistas acreditam que isto já começou e a bolha pode estar a caminho das partes escuras do universo em breve. Por outro lado, deverá demorar muito tempo até que chegue por aqui. Ou seja, não estaremos vivos para ver esta tragédia acontecer!

14. Canibalismo galáctico

Já pensou que no universo acontece algo como “canibalismo intergalático”? Antes que você se questione o que isto significa, nós iremos te explicar! Mas já saiba: este é, definitivamente, um dos fatos intrigantes sobre o universo.

O canibalismo intergalático é, definitivamente, um dos fatos intrigantes sobre o universo.

Quando falamos em canibalismo galáctico, isto significa que há galáxias maiores que estão por aí ”devorando” as outras menores.

Este é o caso justamente da Galáxia de Andrômeda, a “gulosa” do universo e que já devorou ​​uma galáxia irmã da Via Láctea, cerca de dois bilhões de anos atrás.

Um fato que pode te assustar é que isto também pode acontecer com a Via Láctea! Ou seja, se a teoria do fim do mundo que falamos acima não vingar, é provável que o nosso Juízo Final acontecerá quando a Andrômeda engolir a nossa galáxia. Mas calma! Isto está previsto para acontecer só daqui a 4,5 bilhões de anos.

13. O fantasma mais gelado do universo

É inegável o fato de que, quando pensamos no universo, não relacionamos a um lugar quente, não é mesmo? A suposição é que, longe do Sol, ele deve ser bastante gelado – e é! Isto porque o calor emitido pelas estrelas e Sol afeta apenas uma pequena parte dele.

Comentários à parte, há algo que você provavelmente não deve saber sobre o gélido universo: segundo alguns cientistas, o lugar mais frio absoluto é a Nebulosa do Bumerangue.

Comentários à parte, há algo que você provavelmente não deve saber sobre o gélido universo: segundo alguns cientistas, o lugar mais frio absoluto é a Nebulosa do Bumerangue. E sabe qual é a sua temperatura? Incríveis 236,57ºC NEGATIVO!

Mas o melhor ainda está por vir! Além de ser o lugar mais gelado do universo, a sua forma se assemelha e muito à figura de um fantasma. Quem descobriu isto foram os astrônomos do Observatório Alma, no Chile, que enxergaram este formato da Nebulosa do Bumerangue, a qual está está a 5 mil anos-luz da Terra.

12. Estamos a mais de 100.000 km/h

Se você tem labirintite, agora é sua hora de arrumar uma desculpa! Isto porque, dentre os fatos intrigantes sobre o universo, um deles é justamente a respeito de estarmos a mais de 100.000 km/h. Impossível até de imaginar uma velocidade desta, não é?

Dentre os fatos intrigantes sobre o universo, um deles é justamente a respeito de estarmos a mais de 100.000 km/h. Impossível até de imaginar uma velocidade desta, não é?

Na realidade, a velocidade média em que a Terra orbita o Sol é de aproximadamente de 107.000 km/h. Todavia, esta velocidade é variável, uma vez que a órbita terrestre não é perfeitamente esférica, mas sim elíptica. Assim, quando estamos mais perto do Sol, a gravidade torna-se mais intensa, atraindo a Terra com uma força maior.

Não bastasse este fato, o nosso planeta gira em torno de si com velocidade que pode chegar a mais de 1500 km/h. Isso de acordo com a sua posição em relação à linha do Equador: quanto mais próximo dela, maior é a velocidade de rotação.

11. Impossível pisar em Júpiter, Saturno, Urano e Netuno

Quando pensamos nos planetas do sistema solar, logo imaginamos planetas sólidos, como a Terra, não concorda? Com isto, seria possível pisar em todos eles, do mesmo modo que o homem fez na Lua. Pois é, mas saiba que este pensamento está completamente equivocado!

No sistema solar, há quatro planetas gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e, por isso, é impossível pisar neles.

No sistema solar, há quatro planetas gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são formados exclusivamente por um grande amontoado de gases presos por uma grande interação gravitacional e, por isso, é impossível pisar neles como acontece nos demais planetas, que são rochosos.

Um dado interessante é que Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são os maiores planetas do Sistema Solar e também os que apresentam as maiores massas, mesmo sendo formados exclusivamente por gases. No caso de Júpiter, por exemplo, sua massa é 2,5 vezes maior que a de todos os planetas do Sistema Solar juntos e 317 vezes a massa da Terra.

10. A grande galáxia!

Não há quem não se impressione com a Via Láctea, principalmente quando o céu está limpo e com boa visibilidade, sendo possível observar toda a sua exuberante beleza. Embora seja possível vê-la a olho nu, a verdade é que o seu tamanho é muito maior do que imaginamos.

Não há quem não se impressione com a Via Láctea, principalmente quando o céu está limpo e com boa visibilidade, sendo possível observar toda a sua exuberante beleza.

A Via Láctea é enorme! Ela tem cem mil anos-luz de diâmetro, ou seja, se tentássemos atravessá-la na velocidade da luz, levaríamos cem mil anos para percorrer toda a nossa galáxia.

Todavia, sem tirar o mérito da Via Látea, há uma galáxia ainda maior, a LQG com quatro bilhões de anos-luz de diâmetro! Trata-se de uma estrutura formada por setenta e quatro quasares e ela quebra as regras da astrofísica, pois o tamanho máximo de qualquer estrutura cósmica deveria ser de “apenas” 1,2 bilhões de anos-luz.

09. A Lua já foi parte da Terra

Assim como a Via Láctea, outro satélite que encanta a todos é a Lua. Mas há algo sobre ela que poucos sabem: a mesma já foi parte do planeta Terra. Sim, isto mesmo que você leu!

Assim como a Via Láctea, outro satélite que encanta a todos é a Lua. Mas há algo sobre ela que poucos sabem: a mesma já foi parte do planeta Terra.

A teoria mais aceita sobre a origem da Lua é justamente esta, de que ela fez parte do nosso planeta. Quando a Terra ainda era jovem, um objeto com pelo menos o tamanho de Marte colidiu com ela. Com isso, um pedaço do planeta se desprendeu, mas não se afastou por completo. E que pedaço é este hoje? Pois é, a Lua!

08. O maior reservatório de água do universo

Se nós lhe falássemos que o planeta Terra não é o lugar onde mais tem água, você acreditaria? Provavelmente não, mas é uma verdade. A 12 bilhões de anos-luz de distância, está o maior reservatório do universo – bem no centro de um quasar.

Se nós lhe falássemos que o planeta Terra não é o lugar onde mais tem água, você acreditaria? Provavelmente não, mas é uma verdade.

Este reservatório tem 140 trilhões de vezes a quantidade de água nos oceanos de nosso planeta. Número impressionante, não? Porém, por estar perto de um buraco negro colossal, a água se manifesta na forma de uma enorme nuvem com centenas de anos-luz de diâmetro.

07. O maior vulcão do Sistema Solar fica em Marte

Quando pensamos em vulcões, é inevitável conectá-los com o planeta Terra. No entanto, estas formações geológicas não são única e exclusivamente nossa. Marte, por exemplo, pode ser um dos menores planetas do nosso Sistema Solar, mas possui um vulcão de impressionantes 21km de altura.

Marte pode ser um dos menores planetas do nosso Sistema Solar, mas possui um vulcão de impressionantes 21km de altura.

Chamado Monte Olimpo, o maior vulcão do universo por muito pouco não é também a maior montanha do Sistema Solar. Esse recorde é de 22km e pertence à montanha central da cratera Rheasilvia, no asteróide Vesta. De qualquer modo, este é um dos fatos intrigantes sobre o universo que quase ninguém conhece!

06. Framboesa e rum no centro da galáxia

Dentre os fatos intrigantes sobre o universo, você já pensou na possibilidade de relacionar parte dele com cheiros e sabores? Não, né? Mas saiba que isto é possível em um lugar específico: a nuvem de poeira chamada Sagittarius B2, que está localizada no centro da Via Láctea.

Dentre os fatos intrigantes sobre o universo, você pensou na possibilidade de relacionar parte dele com cheiros e sabores? Não, né? Mas é possível na nuvem de poeira Sagittarius B2.

A Sagittarius B2 é composta de bilhões de litros de álcool que flutuam por lá, além de moléculas de metanoato de etila. Considerando esses componentes, é possível que, se visitássemos a região, sentiríamos cheiro de rum e gosto de framboesa. Interessante, não é mesmo?

05. Anciã contraditória

Se nós te perguntássemos qual é a estrela mais antiga da Via Láctea, você saberia nos responder? Se não, nós te contamos qual é: a gigante vermelha HE 1523-0901. Ela está a aproximadamente 7500 anos-luz da Terra e estima-se que tem 13,2 bilhões de anos.

Se nós te perguntássemos qual é a estrela mais antiga da Via Láctea, você saberia nos responder? Se não, nós te contamos qual é: a gigante vermelha HE 1523-0901.

Se levarmos em consideração o universo como um todo, há outras mais idosas, como a Matusalém (ou HD 140283), que tem idade estimada em 14,5 bilhões de anos. Há, todavia, uma curiosa observação: esta idade contradiz a do próprio universo, cuja estimativa é de 14 bilhões de anos. E aí, qual seria a resposta para esta divergência, hein? Até hoje, nenhum cientista soube responder!

04. Além do visível

Você sabia que no universo há uma matéria escura a qual ninguém consegue explicar? Pior: ninguém sabe do que ela é formada, assim como ninguém consegue vê-la, pois não pode ser vista por nenhum equipamento humano. Sabe-se apenas de sua existência e só!

Você sabia que no universo há uma matéria escura a qual ninguém consegue explicar? Pior: ninguém sabe do que ela é formada, assim como ninguém consegue vê-la.

E como sabem que a matéria escura existe? Graças à sua interação com a matéria visível. Estima-se que os átomos – que formam tudo o que conhecemos, como estrelas, planetas, etc – constituem apenas 4,6% do universo. De todo o resto, 72% da densidade é formada pela igualmente misteriosa energia escura e 23% de matéria escura.

03. O universo pode ser plano

Com certeza, este é um daqueles fatos intrigantes sobre o universo que você jamais chutaria algo a respeito: o universo pode ser plano. Pois é! E olha que isto não é história contada pelos terraplanistas, hein?

Com certeza, este é um daqueles fatos intrigantes sobre o universo que você jamais chutaria algo a respeito: o universo pode ser plano.

A forma do universo é influenciada pela luta entre a força da gravidade e sua taxa de expansão. Se a densidade do universo exceder um certo valor crítico, então o universo seria “fechado”, como a superfície de uma esfera. Do contrário, isto é, se a densidade do universo for menor que o valor de densidade crítica, então a forma seria “aberta”.

No entanto, medições recentes sugerem que a densidade do universo é exatamente igual à sua densidade crítica. Deste modo, a geometria do universo é “plana”, como uma folha de papel.

02. O universo está expandindo

Dentre os fatos intrigantes sobre o universo, está a revolucionária descoberta do astrônomo Edwin Hubble: o universo não é estático, mas está se expandindo. E o mais curioso disso tudo: muito mais rápido do que o esperado.

Dentre os fatos intrigantes sobre o universo, está a revolucionária descoberta do astrônomo Edwin Hubble: o universo não é estático, mas está se expandindo.

Por muito tempo se pensou que a gravidade da matéria no universo tornaria essa expansão lenta, ou até mesmo faria com que ela se contraísse. No entanto, a realidade não é esta.

Em 1998, o Telescópio Espacial Hubble estudou supernovas muito distantes e concluiu que, há muito tempo, o universo estava se expandindo mais lentamente do que acontece hoje. Esta descoberta intrigante sugeriu que uma força inexplicável, chamada energia escura, é o motor da expansão acelerada do universo.

01. Pode haver mais de um universo

Você já parou para pensar na possibilidade de haver mais de um universo além do nosso? Chega até a ser inimaginável, tendo em vista à dimensão sem fim de tudo que está além do planeta Terra. Mas esta teoria é uma realidade e você precisa saber mais sobre ela!

A ideia é de que vivemos em um multiverso, isto é, que o nosso universo é um de muitos. Chamada de teoria da inflação eterna, ela sugere que, logo após o Big Bang, o espaço-tempo se expandiu a taxas diferentes em lugares diferentes. Isto, por sua vez, deu origem a “universos bolha” que poderiam funcionar com as suas próprias leis da física.

Chamada de teoria da inflação eterna, ela sugere a ideia de que vivemos em um multiverso, isto é, que o nosso universo é um de muitos.

Como deve imaginar, o conceito é polêmico e, por ora, é meramente hipotético, mas seria maluco imaginar que não temos um único universo, mas sim vários que ainda desconhecemos, não concorda? Por isto mesmo, encerramos o nosso texto sobre os fatos intrigantes sobre o universo com esta “bomba” no seu colo. Que tal, hein?

Über den Autor  /  Priscilla de Cassia

Die studierte Betriebswirtin und Steuerprüferin ist seit 2016 freiberufliche Autorin, um ihrem Hobby Schreiben nachzugehen und sich ein Nebeneinkommen zu verdienen. Derzeit schreibt er über das Finanzleben, Kreditkarten, Flugmeilen und Reisen sowie über allgemeine Kuriositäten.

Überprüft von  /  Junior Aguiar

Senior-Redakteur

Trendthemen

content

Wie sende ich meinen Lebenslauf an Ponto Frio? Schauen Sie es sich hier an

In diesem Beitrag finden Sie die vollständige Schritt-für-Schritt-Anleitung, um zu erfahren, wie Sie Ihren Lebenslauf an Ponto Frio senden und auf tolle Stellenangebote zugreifen können!

Weiterlesen
content

OpaPay: So funktioniert die Anwendung

OpaPay ist ein Beispiel für die Anwendung einer Technologie im Finanzbereich, da es sich um eine Anwendung handelt, die mehrere Lösungen bietet. Möchten Sie wissen, welche? Also, folgen Sie uns!

Weiterlesen
content

Wie hoch ist die Jahresgebühr für die Casas Bahia Karte?

Wissen Sie, wie hoch die jährliche Gebühr für die Casa Bahia-Karte ist? Lesen Sie diesen Beitrag und erfahren Sie alles über die erhobenen Gebühren sowie die wichtigsten Vorteile.

Weiterlesen

Das könnte Ihnen auch gefallen

content

Como limpar nome com pouco dinheiro?

Está com o nome sujo e não sabe o que fazer? Aqui te explicamos como limpar o seu nome e quitar sua dívida com apenas R$100 reais!

Weiterlesen
content

Schauen Sie sich die Veröffentlichungen von Globoplay für 2022 an und finden Sie heraus, wie Sie alles über die Streaming-App ansehen können!

Der Streaming-Dienst TV Globo bietet seinen Abonnenten einen vollständigen Unterhaltungskatalog und Sie können alle Inhalte über die App auf Ihrem Fernseher, Smartphone oder Computer ansehen. Schauen Sie sich unten mehr an!

Weiterlesen
content

Das C6-Konto für Kinder und Jugendliche bringt mehr Praktikabilität beim Wiedereinstieg in die Schule

Wenn Sie minderjährige Kinder haben, kann es sinnvoll sein, ein C6-Konto für Kinder und Jugendliche zu eröffnen, um ihnen den Umgang mit Geld beizubringen. In diesem Sinne bringt das gelbe Konto Erkenntnisse über Finanzen, eine Debitkarte mit kontaktloser Technologie und die digitale Guthabenfunktion.

Weiterlesen