Concursos

Concurso federal, estadual e municipal: o que são e como escolher?

Cada esfera pública pode oferecer oportunidades diferentes de cargos, salários e localizações, além de contarem com níveis de concorrência e complexidades de prova bem distintas. Por isso, se você quiser conhecer a diferença entre concurso federal, estadual e municipal, continue a leitura.

Anúncios

por Leticia Jordão

16/11/2022 | Atualizado em 19/11/2022

Veja 3 dicas para ajudar você na sua escolha

Saiba qual concurso fazer! Fonte: Pexels.
Saiba qual concurso fazer! Fonte: Pexels.

Você quer realizar um concurso público, mas não sabe se opta pelo concurso federal, estadual e municipal?

Esse questionamento pode perturbar muita gente que está entrando nesse universo de concursos públicos e, ainda, está com dúvidas sobre qual caminho seguir para criar uma boa carreira pública.

No entanto, um concurso federal, estadual e municipal pode ter muitas diferenças entre si, além do tipo e localização que cada um deles pode oferecer a você.

Sendo assim, no post a seguir conhecerá melhor sobre cada uma dessas esferas públicas e vai conferir três dicas imperdíveis que vão ajudar você na sua escolha!

Anúncios

O que é concurso público federal?

Os concursos federais são os mais concorridos. Fonte: Pexels.
Os concursos federais são os mais concorridos. Fonte: Pexels.

Em primeiro lugar, para entender as diferenças entre um concurso federal, estadual e municipal, é preciso conhecer um pouco sobre cada um deles.

Sendo assim, vamos começar pelos concursos públicos federais, que são os mais conhecidos e disputados entre os concurseiros.

A partir desse concurso, você consegue ter mais facilidade para se transferir para outros estados, já que os órgãos que solicitam as vagas costumam ter filiais em diversas cidades do país.

Além disso, os concursos federais costumam ter cargos com alta chance de crescimento no setor, permitindo que você possa trabalhar por bastante tempo no mesmo lugar e, assim, ganhar mais estabilidade.

Mas, devido a suas vantagens, os concursos públicos federais costumam ter provas com um nível de dificuldade maior e muitas pessoas participando.

Como exemplos desse tipo de concursos temos: INSS, Petrobras, Banco Central e Receita Federal.

Imagem de um celular ao lado de um teclado repousado em uma superficie de madeira. O celular mostra a logo da receita federal.

Como se preparar para concursos da Receita Federal

Saiba os principais passos para você iniciar uma carreira nesse grande órgão público!

O que é concurso público estadual?

Já os concursos estaduais, permitem que você mude de cidades facilmente dentro de um estado. 

Geralmente, é comum que o participante acabe realizando a mudança quando é aprovado no concurso, já que não existe um grande controle sobre o local de atuação.

Assim como os concursos federais, o estadual também oferece grandes chances de crescimento no setor, além, é claro, de ótimos salários.

Comparados aos concursos federais, as provas aplicadas aqui possuem uma dificuldade mediana e podem ser menos concorridos. Mas, tudo dependerá do estado, cargo e nível de escolaridade exigido.

Alguns exemplos de concursos estaduais são: Polícia Civil, Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral e Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Anúncios

O que é concurso público municipal?

Por fim, os concursos públicos municipais são ótimas opções para quem não gostaria de se mudar e quer ter a certeza de permanecer no mesmo lugar por um período.

Eles são oferecidos pelas prefeituras de cada cidade e costumam ter provas mais fáceis que as opções anteriores e também ser menos concorridos.

Assim como nas demais esferas, é possível alcançar uma boa estabilidade nos concursos municipais. E, dependendo do município, essa estabilidade pode ser ainda maior, principalmente em cidades com poucos habitantes.

Como exemplos de concursos públicos municipais temos: Guarda Municipal, Auxiliar em Escolas e cargos no Transporte Público. 

Qual a diferença entre concurso federal, estadual e municipal?

Em resumo, o concurso federal, estadual e municipal podem ter suas diferenças resumidas em três fatores principais: a localização do cargo, o nível de concorrência e as dificuldades da prova.

Abaixo você entende melhor sobre cada um deles.

Localização

O local que você exerce um cargo público ao passar no concurso vai depender muito do tipo de concurso.

Em concursos federais, você consegue ter mais liberdade para se transferir para outros estados, enquanto que nos estaduais você pode se mudar para outras cidades.

No caso dos municipais, você sempre fica no mesmo lugar, o que facilita para as pessoas que querem construir sua vida em uma cidade específica.

Concorrência

O nível de concorrência também é um fator que diferencia os concursos. Geralmente os concursos federais possuem uma concorrência maior já que eles oferecem cargos altos e bons salários.

No entanto, os estaduais oferecem uma concorrência mediana. Aqui tudo dependerá do cargo escolhido e dos salários, que podem ser bem parecidos com os cargos de nível federal.

Por fim, os concursos municipais costumam ser menos concorridos e contam com a participação de pessoas que moram na cidade indicada ou em regiões metropolitanas próximas a ela.

Dificuldade da prova

Por fim, as dificuldades da prova também podem diferenciar um concurso federal, estadual e municipal.

A saber, na maioria dos casos, os concursos federais contam com uma prova mais difícil e seguida de várias etapas. Sendo assim, além da prova de múltipla escolha, podem ter provas de aptidão física, mental, orais e discursivas.

No caso dos concursos estaduais, as provas são medianas, mas também podem existir opções com etapas de aptidão física.

Por fim, os concursos municipais costumam ter somente uma prova, sendo ela a de múltipla escolha. Aqui, as questões e quantidade de matérias cobradas são menores que as opções anteriores, fazendo ela ser uma prova mais fácil.

Como escolher o melhor concurso?

Três dicas simples para ajudar você na sua escolha! Fonte: Pexels.
Três dicas simples para ajudar você na sua escolha! Fonte: Pexels.

A princípio, você já conhece o que é um concurso federal, estadual e municipal e as diferenças entre eles. Mas, como consegue fazer a escolha de qual concurso fazer?

Para ajudar você com isso, separamos abaixo algumas dicas que podem te orientar sobre como tomar a melhor escolha.

Pense no estilo de vida que deseja ter

Você gostaria de manter uma vida estável e morar no mesmo lugar ou prefere ter a oportunidade de realizar mudanças e viagens?

Ou quem sabe você prefere trabalhar em um escritório e ambientes fechados, ou então locais abertos com rotinas diferentes?

Pensar sobre essas e outras questões pode levar você a ter mais clareza sobre o estilo de vida que deseja ter. 

Assim, você conseguirá escolher com mais facilidade entre um concurso federal, estadual e municipal, pois saberá o que você deseja.

Saiba qual área de atuação é a melhor para você

Em resumo, cada concurso público pode oferecer diversas áreas de atuação diferentes para você.

Mas, é interessante que reflita sobre qual área você consegue trabalhar melhor para assim alcançar um cargo que se encaixe nas suas preferências e habilidades.

Converse com servidores públicos

Por fim, mas não menos importante, na dúvida de escolher entre concurso federal, estadual e municipal, pode ser interessante conversar com pessoas que estejam em cargos públicos.

Assim, você consegue saber delas como funciona o dia a dia e qual é a maior vantagem de escolher um concurso na esfera desejada.

Agora se você quer mais dicas para escolher o concurso ideal, acesse o conteúdo recomendado abaixo.

Como escolher o concurso público ideal

Confira ainda mais dicas para que você faça uma boa escolha para o seu futuro!

Sobre o autor

Leticia Jordão

Olá! Sou formada em Marketing e acabei descobrindo minha paixão na área de produção de conteúdo! Hoje eu possuo experiência escrevendo sobre marketing digital e finanças pessoais onde sempre foco em entregar a informação que o público mais precisa.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o benefício Auxílio Mãe Solteira

O benefício Auxílio Mãe Solteira promete pagar R$1.200 para as famílias que cumprirem os requisitos. Veja neste artigo os detalhes deste benefício!

Continue lendo
content

Famosos milionários: os 10 artistas mais ricos do Brasil

Não basta ser famoso, eles também precisam ser milionários. Diante disso, leia este post e conheça os 10 artistas mais ricos do Brasil.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Saraiva passo a passo?

Você quer solicitar o cartão Saraiva? Então, aprenda o exato passo a passo para solicitar o seu de maneira rápida e simples.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Cheapoair

Sabia que é possível ganhar muitos pontos enquanto compra suas passagens e gasta nas viagens? Se ainda não, conheça o programa de recompensas do cartão de crédito Cheapoair, que oferece isso e muito mais. Confira!

Continue lendo
content

Como investir no CDB cartão de crédito C6 Bank

Sabia que, com o CDB do C6 Bank, ao mesmo tempo que você investe, também pode aumentar o limite do seu cartão de crédito? Pois é bem isso! Para descobrir como aplicar seu dinheiro e contar com esse benefício extra, acompanhe o artigo abaixo.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão WiZink Benfica

Quer um cartão de crédito completo e com mais benefícios enquanto faz a sua torcida pelo Benfica? Então veja como solicitar o cartão WiZink Benfica e aproveite para usar o voucher exclusivo e adquirir uma nova camisola. Veja, a seguir, como aderir.

Continue lendo