Concursos
Concurso federal, estadual e municipal: o que são e como escolher?
Cada esfera pública pode oferecer oportunidades diferentes de cargos, salários e localizações, além de contarem com níveis de concorrência e complexidades de prova bem distintas. Por isso, se você quiser conhecer a diferença entre concurso federal, estadual e municipal, continue a leitura.
Anúncios
Veja 3 dicas para ajudar você na sua escolha
Você quer realizar um concurso público, mas não sabe se opta pelo concurso federal, estadual e municipal?
Esse questionamento pode perturbar muita gente que está entrando nesse universo de concursos públicos e, ainda, está com dúvidas sobre qual caminho seguir para criar uma boa carreira pública.
No entanto, um concurso federal, estadual e municipal pode ter muitas diferenças entre si, além do tipo e localização que cada um deles pode oferecer a você.
Sendo assim, no post a seguir conhecerá melhor sobre cada uma dessas esferas públicas e vai conferir três dicas imperdíveis que vão ajudar você na sua escolha!
O que é concurso público federal?
Em primeiro lugar, para entender as diferenças entre um concurso federal, estadual e municipal, é preciso conhecer um pouco sobre cada um deles.
Sendo assim, vamos começar pelos concursos públicos federais, que são os mais conhecidos e disputados entre os concurseiros.
A partir desse concurso, você consegue ter mais facilidade para se transferir para outros estados, já que os órgãos que solicitam as vagas costumam ter filiais em diversas cidades do país.
Além disso, os concursos federais costumam ter cargos com alta chance de crescimento no setor, permitindo que você possa trabalhar por bastante tempo no mesmo lugar e, assim, ganhar mais estabilidade.
Mas, devido a suas vantagens, os concursos públicos federais costumam ter provas com um nível de dificuldade maior e muitas pessoas participando.
Como exemplos desse tipo de concursos temos: INSS, Petrobras, Banco Central e Receita Federal.
Como se preparar para concursos da Receita Federal
Saiba os principais passos para você iniciar uma carreira nesse grande órgão público!
O que é concurso público estadual?
Já os concursos estaduais, permitem que você mude de cidades facilmente dentro de um estado.
Geralmente, é comum que o participante acabe realizando a mudança quando é aprovado no concurso, já que não existe um grande controle sobre o local de atuação.
Assim como os concursos federais, o estadual também oferece grandes chances de crescimento no setor, além, é claro, de ótimos salários.
Comparados aos concursos federais, as provas aplicadas aqui possuem uma dificuldade mediana e podem ser menos concorridos. Mas, tudo dependerá do estado, cargo e nível de escolaridade exigido.
Alguns exemplos de concursos estaduais são: Polícia Civil, Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral e Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
O que é concurso público municipal?
Por fim, os concursos públicos municipais são ótimas opções para quem não gostaria de se mudar e quer ter a certeza de permanecer no mesmo lugar por um período.
Eles são oferecidos pelas prefeituras de cada cidade e costumam ter provas mais fáceis que as opções anteriores e também ser menos concorridos.
Assim como nas demais esferas, é possível alcançar uma boa estabilidade nos concursos municipais. E, dependendo do município, essa estabilidade pode ser ainda maior, principalmente em cidades com poucos habitantes.
Como exemplos de concursos públicos municipais temos: Guarda Municipal, Auxiliar em Escolas e cargos no Transporte Público.
Qual a diferença entre concurso federal, estadual e municipal?
Em resumo, o concurso federal, estadual e municipal podem ter suas diferenças resumidas em três fatores principais: a localização do cargo, o nível de concorrência e as dificuldades da prova.
Abaixo você entende melhor sobre cada um deles.
Localização
O local que você exerce um cargo público ao passar no concurso vai depender muito do tipo de concurso.
Em concursos federais, você consegue ter mais liberdade para se transferir para outros estados, enquanto que nos estaduais você pode se mudar para outras cidades.
No caso dos municipais, você sempre fica no mesmo lugar, o que facilita para as pessoas que querem construir sua vida em uma cidade específica.
Concorrência
O nível de concorrência também é um fator que diferencia os concursos. Geralmente os concursos federais possuem uma concorrência maior já que eles oferecem cargos altos e bons salários.
No entanto, os estaduais oferecem uma concorrência mediana. Aqui tudo dependerá do cargo escolhido e dos salários, que podem ser bem parecidos com os cargos de nível federal.
Por fim, os concursos municipais costumam ser menos concorridos e contam com a participação de pessoas que moram na cidade indicada ou em regiões metropolitanas próximas a ela.
Dificuldade da prova
Por fim, as dificuldades da prova também podem diferenciar um concurso federal, estadual e municipal.
A saber, na maioria dos casos, os concursos federais contam com uma prova mais difícil e seguida de várias etapas. Sendo assim, além da prova de múltipla escolha, podem ter provas de aptidão física, mental, orais e discursivas.
No caso dos concursos estaduais, as provas são medianas, mas também podem existir opções com etapas de aptidão física.
Por fim, os concursos municipais costumam ter somente uma prova, sendo ela a de múltipla escolha. Aqui, as questões e quantidade de matérias cobradas são menores que as opções anteriores, fazendo ela ser uma prova mais fácil.
Como escolher o melhor concurso?
A princípio, você já conhece o que é um concurso federal, estadual e municipal e as diferenças entre eles. Mas, como consegue fazer a escolha de qual concurso fazer?
Para ajudar você com isso, separamos abaixo algumas dicas que podem te orientar sobre como tomar a melhor escolha.
Pense no estilo de vida que deseja ter
Você gostaria de manter uma vida estável e morar no mesmo lugar ou prefere ter a oportunidade de realizar mudanças e viagens?
Ou quem sabe você prefere trabalhar em um escritório e ambientes fechados, ou então locais abertos com rotinas diferentes?
Pensar sobre essas e outras questões pode levar você a ter mais clareza sobre o estilo de vida que deseja ter.
Assim, você conseguirá escolher com mais facilidade entre um concurso federal, estadual e municipal, pois saberá o que você deseja.
Saiba qual área de atuação é a melhor para você
Em resumo, cada concurso público pode oferecer diversas áreas de atuação diferentes para você.
Mas, é interessante que reflita sobre qual área você consegue trabalhar melhor para assim alcançar um cargo que se encaixe nas suas preferências e habilidades.
Converse com servidores públicos
Por fim, mas não menos importante, na dúvida de escolher entre concurso federal, estadual e municipal, pode ser interessante conversar com pessoas que estejam em cargos públicos.
Assim, você consegue saber delas como funciona o dia a dia e qual é a maior vantagem de escolher um concurso na esfera desejada.
Agora se você quer mais dicas para escolher o concurso ideal, acesse o conteúdo recomendado abaixo.
Como escolher o concurso público ideal
Confira ainda mais dicas para que você faça uma boa escolha para o seu futuro!
Sobre o autor / Leticia Jordão
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Aplicativo Turismocity: saiba como comprar passagens e pacotes baratos
Confira a análise completa do Turismocity e entenda quanto é possível economizar ao adquirir passagens por meio desse aplicativo.
Continue lendoCartão Afinz ou Cartão BMG: qual o melhor?
Está em dúvida entre o cartão Afinz ou cartão BMG? Ambos têm cobertura internacional e ótimos programas de recompensa. Saiba mais aqui!
Continue lendoComo solicitar o empréstimo FinanMaster
O empréstimo FinanMaster oferece várias opções de crédito para a sua necessidade e é ideal para negativados. Veja como solicitar!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como solicitar o empréstimo pessoal Lendico
O empréstimo Lendico é ideal para quem procura dinheiro em curto prazo. Se você quer saber como solicitá-lo, continue a leitura e confira!
Continue lendoComo abrir conta à ordem Millennium Serviços Mínimos
A conta à ordem de Serviços Mínimos do banco Millennium permite acessar todos os serviços bancários que são essenciais para a gestão das finanças no dia-a-dia e tem comissão de manutenção muito baixa. Veja aqui como fazer a sua.
Continue lendo