Auxílio Governo

Como obter ID Jovem

Aprenda como obter o ID Jovem, e também quais os principais direitos ao adquirir o documento que permite, inclusive, duas viagens gratuitas ou 50% de desconto nas passagens. Confira!

Anúncios

por Joyce Viana

Publicado em 04/06/2022

ID Jovem: saiba como obter o incentivo federal e faça viagens gratuitas

Mas, afinal, como obter o benefício? Fonte: Canva.
Mas, afinal, como obter o benefício? Fonte: Canva.

É inegável que uma das maiores preocupações do Governo Federal é como incentivar e auxiliar os jovens de baixa renda a participarem de eventos e viagens interestaduais voltadas para cultura e esporte. Pensando nisso, o Governo criou o ID Jovem, iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Nesse sentido, neste artigo, você vai aprender como solicitar o documento e também outras informações úteis sobre este documento. Confira!

Anúncios

O que precisa para tirar o ID Jovem?

Para tirar o documento, você precisa ter o cadastro no CadÚnico atualizado e o número de Identificação Social (NIS) em mãos.

E além disso, você também precisa inserir o nome completo, nome da mãe e a data de nascimento.

Em seguida, sua carteirinha já estará disponível e pronta para ser impressa, ou, você também pode mantê-la no seu celular em formato digital no aplicativo.

Quantas passagens posso comprar com ID Jovem?

Quantas passagens posso comprar? Fonte: Canva.
Quantas passagens posso comprar? Fonte: Canva.

Então, todas as empresas que estão em conformidade com a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT são obrigadas a oferecer duas viagens gratuitas nas linhas convencionais e, quando estiverem esgotadas, mais duas passagens pela metade do preço.

Anúncios

Qual a validade do ID Jovem?

Inicialmente, o documento tem validade de seis meses, e você pode renovar pelo próprio aplicativo sem nenhuma burocracia ou dificuldade. É tudo bem simples e intuitivo! Mas, lembre-se que você deve continuar preenchendo os requisitos.

Como obter ID Jovem?

Mas, como obter o documento? Fonte: Agência Brasil.
Mas, como obter o documento? Fonte: Agência Brasil.

Para obter o documento do Governo Federal, você deve instalar o aplicativo oficial ou entrar no site do benefício. Assim, para mais conteúdos como este, clique no conteúdo recomendado abaixo!

Conheça o benefício Auxílio Brasil, Luz e Gás

O Governo Federal criou o Auxílio Brasil para substituir o programa Bolsa Família. Além disso, também criou o Auxílio Gás e a Tarifa Social da Luz.

Sobre o autor

Joyce Viana

Graduada em Direito pela PUC Minas. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Legale. É produtora de conteúdo para diversos nichos, desde receitas e finanças, até beleza e saúde. Desde criança, fez da escrita sua melhor amiga, e nunca mais parou!

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Você conhece o seu perfil financeiro?

Perfil financeiro é um fator essencial para entender como você se relaciona com o dinheiro e define metas e objetivos. Clique e saiba mais!

Continue lendo
content

Cartão Ourocard Universitário ou Cartão CEA: qual escolher?

A fim de que você decida entre o cartão Ourocard Universitário ou cartão CEA. Tenha descontos, não pague anuidade e muito mais!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Digimais

Conheça o cartão de crédito digimais, um cartão ideal para pessoas com o nome sujo e que desejam mais praticidade no dia a dia.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o consórcio automóveis Santander

Com o consórcio de automóveis Santander, comprar o seu carro é mais fácil e acessível. Veja aqui como!

Continue lendo
content

10 vantagens do cartão pré-pago Iti Itaú

O cartão pré-pago Iti Itaú traz todos os benefícios da plataforma digital Iti em conjunto com a isenção de anuidade e tarifas do cartão. Como resultado, você tem uma opção econômica e prática para utilizar no dia a dia.

Continue lendo
content

Conheça o benefício Aluguel Social

O benefício Aluguel Social tem o potencial de ajudar muitas famílias brasileiras a garantir o acesso a moradia. Leia o post e entenda tudo sobre o assunto!

Continue lendo