Dicas

Como Juntar Dinheiro reduzindo gastos pequenos

Quer economizar, mas não sabe como juntar dinheiro? Confira nossas dicas a seguir e descubra como melhorar sua vida financeira!

Anúncios

por Amanda Laet

Publicado em 14/07/2021

Descubra como poupar dinheiro sem ganhar mais

Como juntar dinheiro reduzindo gastos pequenos. Fonte: Suno.
Como juntar dinheiro reduzindo gastos pequenos. Fonte: Suno.

Quando queremos juntar dinheiro, geralmente pensamos que é preciso ganhar mais para que isso aconteça, não é mesmo?

Mas você já pensou que é possível poupar dinheiro ao reduzir pequenos gastos do nosso dia a dia?

Assim, toda aquela quantia que conseguimos economizar ao longo do mês, pode nos ajudar a guardar uma reserva de emergência ou comprar alguma coisa da nossa lista de desejo.

Quer saber como juntar dinheiro em 2021? Continue a leitura e descubra!

Anúncios

Como juntar dinheiro em 2021?

Como juntar dinheiro reduzindo gastos pequenos. Fonte: Superinteressante.
Como juntar dinheiro reduzindo gastos pequenos. Fonte: Superinteressante.

Bom, primeiro precisamos entender como os pequenos gastos afetam nossa saúde financeira.

Os pequenos gastos são aquelas quantias de baixo valor que gastamos no dia a dia, como um cafezinho ao sair de casa ou o chocolate escolhido de última hora no caixa do supermercado. Assim, acabamos não percebendo o impacto que eles causam no orçamento mensal.

Muitas vezes, essas compras são feitas com moedas ou trocados encontrados na carteira e esses valores acabam nem sendo contabilizados no final do mês.

Porém, de pouco em pouco, esses gastos acabam se tornando uma grande quantia. E não ter consciência dessas despesas pode prejudicar muito nossa vida financeira.

Quando não temos controle de quanto ganhamos e quanto gastamos, podemos nunca conseguir comprar aquele item de desejo. Ou até adquirir dívidas para conseguir pagar todas as contas no final do mês.

Além disso, é muito importante ter uma reserva financeira para imprevistos e emergências. Por exemplo, caso precise realizar alguma reforma inesperada na casa ou mesmo se ficar desempregado.

Por isso, é importante saber exatamente como os pequenos gastos estão afetando seu orçamento e como reduzi-los.

Com algumas mudanças simples de atitude é possível conhecer melhor suas finanças e ter um controle real sobre o que está gastando no seu dia a dia.

Confira abaixo 5 dicas para ajudar nessa missão e veja como juntar dinheiro em 2021!

5 dicas de como juntar dinheiro reduzindo gastos

Como juntar dinheiro reduzindo gastos pequenos. Fonte: Suno.
Como juntar dinheiro reduzindo gastos pequenos. Fonte: Suno.

Ter conhecimento sobre nossos gastos diários é muito importante para uma vida financeira saudável e livre de dores de cabeça.

Então, quer saber como você pode economizar dinheiro ao reduzir gastos? Veja nossas 5 dicas abaixo e comece a aplicá-las hoje mesmo!

Anúncios

Pague as contas em dia

O primeiro passo para juntar dinheiro é pagar as contas em dia. Assim, você estará evitando multas e cobranças por atraso.

Para isso, é preciso que você tenha um bom controle sobre as suas finanças, evitando atrasar uma conta só porque se esqueceu dela.

Por isso, tenha um caderno ou uma planilha com todas as suas contas fixas, como conta de luz, internet, fatura do cartão de crédito, entre outras. Assim, antes mesmo de vencer, você já vai saber quando é que precisa pagá-las.

Outra dica interessante é pagar essas contas fixas logo que receber seu pagamento. Dessa forma, você já se livra dessas despesas e sabe quanto de dinheiro ainda tem para o resto do mês.

Aposte em descontos e promoções

Uma ótima forma de economizar no dia a dia é procurar por descontos e promoções. Assim, quando for ao supermercado, procure por ofertas nos produtos que vai comprar. Mas lembre-se: se você não precisa daquele item, não compre só porque está na promoção!

Além disso, ao procurar produtos pela internet, pesquise em vários sites e veja se algum está oferecendo desconto ou frete grátis, por exemplo.

Também procure pagar à vista em estabelecimentos que oferecem desconto para esse tipo de pagamento. E, se possível, evite fazer compras parceladas com cobrança de juros.

Por fim, sempre que for pedir comida fora de casa, procure por cupons de desconto oferecidos nos aplicativos de delivery.

Opte por atividades de lazer gratuitas

Você sabe quantas atividades de lazer gratuitas estão disponíveis para você perto de sua casa? Em vez de ir a lugares que cobram entrada, procure por opções gratuitas para se divertir e relaxar.

Encontre parques, museus, peças de teatro e muitos outros locais onde pode passear sozinho ou com a família.

Além disso, uma forma muito boa de economizar dinheiro é trocando a ida a um restaurante ou bar por um convite aos amigos para sua casa. As despesas ficarão bem menores com todos dividindo as comidas e bebidas!

Evite compras por impulso

Quantas vezes você já comprou alguma coisa por impulso e depois percebeu que aquilo não era realmente necessário?

Evite fazer compras sem refletir antes sobre o que está comprando, principalmente se o item não estava nos seus planos.

Por exemplo, quando for ao supermercado, leve uma lista e não compre itens supérfluos. Além disso, evite fazer compras com fome! Muitas vezes, isso nos faz levar mais itens que o necessário.

Por fim, quando se deparar com uma roupa nova ou um novo eletrônico do seu interesse, reflita se você está realmente precisando daquele produto antes de comprá-lo.

Cuidado com o consumo de água e luz

Outra forma bastante importante para economizar dinheiro é prestar atenção em nosso consumo de água e luz e pensar em maneiras de reduzi-lo.

Assim, com algumas pequenas mudanças de hábito, é possível economizar bastante no final do mês.

Por exemplo, feche a torneira ao lavar a louça ou escovar os dentes e reduza o tempo de banho. Além disso, você pode reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar o chão ou lavar o carro. E ligue a máquina apenas quando estiver com a capacidade máxima.

Assim, além de juntar um dinheirinho no final do mês, ainda estará ajudando o planeta!

Outra forma de economizar é desligando os aparelhos eletrônicos da tomada que não estão sendo utilizados. E lembre-se sempre de apagar a luz antes de sair de um cômodo da casa.

Portanto, tente aplicar todas essas dicas no seu dia a dia e você verá a diferença que essas pequenas atitudes podem fazer no seu orçamento no final do mês.

Se quiser conhecer mais sobre o assunto, leia o conteúdo recomendado abaixo!

Como economizar em compras online

Quer continuar comprando pela internet e ainda conseguir pagar menos? Então veja dicas para economizar em suas compras online.

Sobre o autor

Amanda Laet

Graduada em Letras e pós-graduada em Tradução. Atua como redatora, revisora e tradutora autônoma de diversos temas. Por meio da escrita, busca transmitir informações a todas as pessoas que querem aprofundar seus conhecimentos ou aprender algo novo.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar cartão Alelo?

Descubra aqui como solicitar online o cartão pré pago alelo e tire todas as suas dúvidas sobre outros meios de contato! Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo juros baixos Mova

Conheça o empréstimo com juros baixo Mova e veja se ele é o que você precisa no momento, pois ele conta com prazos exclusivos! Confira!

Continue lendo
content

8 cartões para servidores públicos 2021

Conheça 08 cartões para servidores públicos que estão entre os melhores do ano de 2021 com isenção de anuidade e sem consulta ao SPC/Serasa.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Financiamento Imobiliário Banco de Brasília: o que é?

Quer, finalmente, poder morar na casa própria? Então conheça as vantagens do crédito imobiliário do BRB e aproveite.

Continue lendo
content

Gás encanado deve sofrer reajuste de 60% até agosto de 2022

Em um mundo ainda dominado pelos combustíveis fósseis, um conflito internacional pode gerar uma alta considerável de preços. Após o barril do petróleo chegar a impressionantes US$115, agora é a vez do gás encanado passar por reajustes. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Uniprime Black

Você conhece o cartão de crédito Uniprime Black? Ele tem ótimos benefícios e funcionalidades. Continue a leitura e saiba mais!

Continue lendo