Educação Financeira

Apps ou sites: qual é mais seguro para transações financeiras?

Seja por app ou site é preciso investir na segurança ao realizar suas transações financeiras para evitar golpes. Práticas simples como investir em um bom antivírus, seja para seu celular ou computador, é essencial. Saiba mais aqui.

Anúncios

Invista em sua segurança e evite golpes

Entenda como investir na segurança de suas transações financeiras e evite golpes. Fonte: Adobe Stock.
Entenda como investir na segurança de suas transações financeiras e evite golpes. Fonte: Adobe Stock.

A utilização de apps ou sites para realização das movimentações financeiras já é uma realidade inegável para a maior parte das pessoas. Atualmente é ínfimo o número de pessoas que se locomovem para pagar uma conta, por exemplo.

Assim, a segurança nestes apps ou sites deve ser redobrada. Afinal, com o aumento do uso também ocorre o aumento do número de pessoas que se aproveitam para praticar golpes. Dessa forma, proporcionar essa segurança para os clientes é essencial e torna-se um diferencial.

Por conta disso, as empresas vêm investindo cada vez mais em aplicativos seguros e sites robustos, que protejam ao máximo os dados dos usuários. No entanto, existem cuidados que somente o usuário pode ter para garantir a segurança das transações financeiras.

Cuidados que podem gerar sérias complicações. Um exemplo é a perda de dados. Portanto, devemos entender bem sobre esse assunto.

Sendo assim, hoje o Senhor Panda lhe trará este conteúdo que além de falar sobre as vantagens e desvantagens de cada plataforma, vai te informar sobre quais são os principais cuidados que devemos tomar.

Tudo isso para garantir a segurança nas suas transações financeiras. Portanto, acompanhe a leitura até o fim e não perca nada sobre os apps ou sites para realizar transações.

Qual plataforma é mais segura para transações bancárias: apps ou sites?

Afinal, qual plataforma é mais segura? Fonte: Adobe Stock.
Afinal, qual plataforma é mais segura? Fonte: Adobe Stock.

Entender mais a fundo sobre esse assunto e garantir que estamos utilizando a plataforma ideal, é essencial na nossa segurança e também na segurança dos nossos dados financeiros.

No entanto, chegar a um consenso sobre isso não é tão simples como imaginamos. Afinal, com o avanço tecnológico, os golpistas e hackers desenvolvem novas formas de conseguir roubar esses dados. Portanto, nem mesmo pelos apps ou sites nós estamos totalmente seguros se não tomarmos as precauções devidas. 

Ou seja, nestes dispositivos nós devemos nos policiar para não abrir brechas. Como, por exemplo, as redes públicas, que são aqueles sinais de internet abertos que encontramos em estabelecimentos ou pelas casas da vizinhança. Realizar uma transação com esse sinal, é pedir para ter os dados roubados.

Ou até mesmo, abrir um e-mail duvidoso pelo computador pode resultar em uma perda de dados bancários. Portanto, além de utilizar o site oficial em uma rede privada, existem outras formas de aumentar a segurança de suas transações financeiras.

Mas antes, acompanhe algumas das vantagens e desvantagens tanto dos aplicativos quanto dos sites!

Como evitar fraudes no CPF?

Confira dicas infalíveis que vão te ajudar a evitar fraudes em seu CPF. Saiba mais!

Vantagens e desvantagens de utilizar apps

Dentre as vantagens podemos destacar o acesso rápido e em qualquer lugar. Como as transações são realizadas por aplicativos podemos fazê-las em qualquer lugar que tenha sinal de internet disponível.

Além disso, não é necessário utilizar o navegador para ter acesso às funções do seu banco. Nesse sentido, podemos baixar o app do mesmo e realizar todo o processo.

Ademais, com o aplicativo baixado, temos uma série de ferramentas no aparelho celular que facilitam ainda mais o processo de transação.

Já as desvantagens, são a maior chance de baixar apps falsos. O risco de baixarmos aplicativos falsos que se passam pelo banco ou instituição financeira tem aumentado a cada dia.

Além disso, no caso principalmente do uso do wi-fi fora de casa, devemos ter mais cuidado com redes desconhecidas que podem roubar certos dados no momento das transações.

Lembra-se de que o procedimento é realizado totalmente pelo celular. Portanto, se a pessoa não tiver um aparelho em boas condições, pode sofrer com travamentos e perder a transação.

Vantagens e desvantagens de utilizar sites

Em relação as vantagens temos, a segurança na rede particular. Isso porque ao utilizarmos o desktop para acessar o site do banco, temos ainda mais segurança do que se utilizarmos por exemplo, redes públicas, como o wi-fi ou até mesmo a rede móvel do celular.

Além disso, como estamos utilizando o site oficial, a possibilidade de estarmos sofrendo algum golpe é quase zero. Por outro lado, temos as desvantagens.

Nesse caso, o primeiro ponto que podemos ressaltar é a lentidão que ocorre durante o processo no site. Em outras palavras, perde um pouco da praticidade de um aplicativo.

Além disso, como estamos acessando nossa conta pelo site, não temos as vantagens dos aplicativos de capturar e logar com as nossas informações de forma rápida e automática.

Ademais, o site pode ser acessado em celulares. Porém, somente em wi-fi ou redes móveis. Isso quer dizer que a segurança que vamos ter ao acessar os sites dos bancos ou instituições, somente ocorrerão em casos onde utilizarmos o desktop. Que por sua vez, nos possibilita utilizar redes de internet particulares.

Contudo, apesar de ser possível acessar o site pelo celular, somente com wi-fi ou redes móveis podemos fazer dessa forma, o que diminui a segurança da transação.

Quais cuidados você deve ter com apps e sites para garantir a segurança em transações financeiras?

Invista em cuidados como a atualização periódica do seu antivírus para garantir a segurança de suas transações financeiras. Fonte: Adobe Stock.
Invista em cuidados como a atualização periódica do seu antivírus para garantir a segurança de suas transações financeiras. Fonte: Adobe Stock.

Em relação a segurança dos apps ou sites que devemos tomar, temos primeiro que entender dois pontos diferentes. Portanto, o primeiro é que os aplicativos são formas mais simples de acessarmos as funcionalidades de nossa conta. Já o site, é mais completo. Além disso, oferece todas as funções originais do banco. 

Sendo assim, alguns cuidados são diferentes para cada plataforma. Como, por exemplo, a atualização periódica do antivírus.

Quando falamos de computadores é essencial manter o antivírus devidamente atualizado. Afinal, existem vírus que roubam as informações bancárias do usuário de forma sorrateira.

Além disso, não devemos confiar em redes públicas, ou seja, os wi-fis desconhecidos. Devemos sempre optar por utilizar redes particulares, seja a nossa ou de familiares.

Com isso, podemos minimizar as chances de sofrermos qualquer tipo de golpe. Outro cuidado importante: não abra qualquer arquivo desconhecido que não venha do seu banco.

Gostou do conteúdo? Aplique esses e outros cuidados em apps ou sites para se manter ainda mais seguro. E, se quiser saber mais sobre os tipos de ameaças que podemos sofrer ao realizar nossas transações financeiras, acesse nosso conteúdo recomendado.

Proteja-se contra um trojan bancário

O trojan bancário possui enorme potencial de roubar dados e cometer fraudes. Saiba mais em nosso conteúdo!

Sobre o autor  /  Marina Poncio

Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à edição, planejamento e produção de conteúdo para web especializado em economia e finanças.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Qual o melhor cartão de crédito do Brasil?

Descubra qual é o melhor cartão de crédito do Brasil e se surpreenda com os diferenciais, benefícios e características. Confira e saiba mais!

Continue lendo
content

Conta digital Nubank ou conta digital Neon: qual a melhor?

Conta digital Nubank ou conta digital Neon: saiba como solicitar essas duas contas com cobertura internacional, gratuitas e app personalizado.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Ourocard Universitário

O cartão ourocard universitário é simples de solicitar, possui anuidade zero, e benefícios exclusivos. Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Abrir conta cartão de crédito C6

O C6 Bank é um banco online que não cobra taxas. Você pode abrir uma conta, solicitar cartão de crédito e não paga anuidade nesses serviços. Saiba mais no texto em seguida.

Continue lendo
content

Banco Next é bom?

Confira se o banco Next é mesmo uma fintech segura e boa. Ademais, ele oferece uma lista longa de vantagens para seus usuários. Aliás, sendo um banco digital do tradicional Bradesco, você poderá ter atendimento nos agências físicas. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Conheça o Cartão Decolar Santander Visa Infinite

Quer um cartão para viajar, com descontos exclusivos em passagens aéreas, hospedagens e pacotes turísticos? O Decolar Santander Infinite te oferece essas vantagens e muitas outras super exclusivas.

Continue lendo