Auxílio Governo

Conheça a Aposentadoria Especial

Entenda quem tem direito a aposentadoria especial e confira as vantagens deste programa.

Anúncios

Entenda tudo sobre a essa modalidade de aposentadoria e veja se você já pode pedir a sua

Veja todos os detalhes sobre a aposentadoria especial. Fonte: Freepik
Veja todos os detalhes sobre a aposentadoria especial. Fonte: Freepik

Trabalha com algo que pode prejudicar a sua saúde? Nesse caso, você pode ver se consegue receber a aposentadoria especial.

Esse é um programa que o governo criou para as pessoas que sofreram algum problema sério, ou foram expostos a perigo por conta da profissão.

Idoso indo ao advogado

Veja como solicitar aposentadoria especial

Se vai pedir a aposentadoria especial, clique aqui para descobrir os documentos e o passo a passo para conseguir se aposentar.

Por isso, veja aqui o processo para solicitar a aposentadoria especial. E todas as vantagens do benefício e principalmente as pessoas que têm direito a se aposentar.

Dessa forma, se você quer entender o que é, e como funciona a aposentadoria especial e muitos outros detalhes, só precisa continuar lendo, e conferir todas as informações.

O que é a Aposentadoria Especial?

Consiga parar de trabalhar e receber este benefício. Fonte: Freepik
Consiga parar de trabalhar e receber este benefício. Fonte: Freepik

Pessoas que trabalharam em condições na qual pode ser prejudiciais a sua saúde, ou por serem expostos a substâncias, talvez recebam esse tipo de aposentadoria.

Os agentes que se enquadram nisso, são 3 tipos:

  • Químicos: para conseguir se enquadrar como agente químico, não basta que haja substância, é necessário que a exposição seja frequente;
  • Físicos: diferente dos químicos, esses são mais ligados ao ambiente de trabalho, havendo, calor excessivo, muito ruído no local, lugar muito frio, entre outros;
  • Biológicos: normalmente quem consegue se aposentar por esse tipo de agente, foi porque esteve exposto a vírus, bactérias ou qualquer outra coisa prejudicial ao corpo que venha da natureza.

Sempre que você trabalhar em um ambiente onde há algum desses agentes, saiba que pode conseguir aposentadoria se atender aos critérios necessários.

Como funciona a Aposentadoria Especial?

Bom, a aposentadoria especial é bem diferente das outras, pois, ela não exige que tenha tempo de contribuição com a previdência. Mais, ainda assim, determina alguns outros critérios.

Funciona assim, quando a pessoa trabalha por alguns anos em um ambiente prejudicial ao corpo, isso poderá fazer com que ela consiga se aposentar.

Pois, o Estado entende que as pessoas que trabalham desse jeito, não conseguem mais ter a mesma qualidade de vida que antes, então se aposentam nesta categoria.

Quem tem direito à Aposentadoria Especial?

As profissões onde as pessoas são expostas a perigo são muitas, confira algumas delas:

  • Médicos e enfermeiros;
  • Ferreiros, metalúrgicos;
  • Mineradores;
  • Radiologista;
  • Policiais e bombeiros.

Estes são apenas alguns exemplos de pessoas que podem conseguir a aposentadoria. Vale lembrar que, o tempo de exposição varia de acordo com a área onde trabalha. 

Só para ilustrar, um médico terá um tempo de exposição menor do que um minerador. Por conta disso, quem trabalha nas minas pode se aposentar mais rápido.

Quais são as vantagens deste benefício do INSS?

Em primeiro lugar, saiba que não vai precisar comprovar que contribuiu com o INSS. O critério para conseguir a aposentadoria é o perigo que pode ser causado em sua vida.

Por outro lado, são poucos os documentos que você vai ter que apresentar na hora de dar entrada, quando comparado ao que precisa para a aposentadoria tradicional.

Então, se você pensa em solicitar a aposentadoria especial, continue lendo e vai entender o passo a passo.

Como solicitar esse benefício?

Faça sua inscrição para receber a aposentadoria especial. Fonte: Freepik
Faça sua inscrição para receber a aposentadoria especial. Fonte: Freepik

A aposentadoria especial é um pouco diferente das outras. Quem deseja se aposentar com isso deve apresentar os documentos necessários que a lei determina.

Também precisa estar atento a outros pontos importantes, caso não siga isso, não vai poder se aposentar.

Para te ajudar a entender tudo de maneira rápida, ao clicar no conteúdo recomendado abaixo, verá o que precisa faze para solicitar esse benefício em apenas 5 minutos.

Mulher no notebook

Solite agora a aposentadoria especial

Confira tudo que precisa fazer para pedir a aposentadoria especial.

Sobre o autor  /  Felipe Silvério

Me chamo Felipe Silvério, estudo Direito na UniFSP, desde muito novo mantive o hábito da leitura, por isso, me encontrei no trabalho como redator.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o empréstimo pessoal Neon

Com o empréstimo pessoal Neon, você tem até 24 meses para pagar e a solicitação é 100% online. Confira mais vantagens aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Pré-Pago Oi

O cartão pré-pago Oi é da bandeira Mastercard e possui vários benefícios como saques e recarga de celular. Confira!

Continue lendo
content

Está pronto para o amanhã? Estas 10 cidades mais preparadas para o futuro estão!

Quer conhecer as cidades mais preparadas no futuro? Se sim, então leia o nosso texto e veja qual lugar deste planeta está pronto para o amanhã.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Cartão Smiles Santander Gold

Conheça abaixo o cartão Smiles Santander Gold, com cobertura internacional da Bandeira Visa, pontos Esfera e programa de milhas Smiles. Continue lendo!

Continue lendo
content

Cartão PicPay crédito: anuidade, limite, benefícios e muito mais!

Em busca de um cartão de crédito completo e o melhor, sem anuidade? Conheça agora mesmo a opção de cartão PicPay crédito e veja se é ou não é uma boa opção para você.

Continue lendo
content

Novo recurso permite que o cliente acompanhe os rendimentos de cashback no Nubank Ultravioleta

O Nubank anunciou na última semana que agora os clientes que possuem o cartão Ultravioleta terão acesso ao histórico de rendimentos de todo o cashback ganho em compras. Confira mais aqui!

Continue lendo