Dicas

AirHelp: como funciona?

Conheça a AirHelp e não tenha mais estresse na hora de resolver os seus problemas com voos. Isso porque ela ajuda a recuperar prejuízos de voos cancelados e atrasados. Leia este post e saiba tudo sobre a AirHelp.

Anúncios

por Leticia Maia

Publicado em 08/12/2021

Conheça as vantagens da AirHelp: a empresa que te ajuda a recuperar o prejuízo de voos cancelados ou atrasados

Conheça a AirHelp. Fonte: AirHelp.
Conheça a AirHelp. Fonte: AirHelp.

Primeiramente, os problemas de viajantes com companhias aéreas sempre existiram. Desde atrasos de voos, até bagagens danificadas. Entretanto, com o Coronavírus esse cenário se agravou ainda mais. Muitos voos foram cancelados, e muitos passageiros ficaram desamparados. Como um auxílio aos clientes, temos a AirHelp. Uma plataforma online de compensação, que existe desde 2013.

Quer entender mais como funciona a AirHelp? Então, continue lendo!

Anúncios

AirHelp: o que é e como funciona?

Como funciona a AirHelp? Fonte: Pexels.
Como funciona a AirHelp? Fonte: Pexels.

A AirHelp é a maior empresa de compensação de voo do mundo. Mas o que isso significa? Se você já teve problema com um voo, seja por atraso ou cancelamento, é possível pedir uma indenização. Porém, na maioria das vezes os viajantes ficam desamparados e sem auxílio. É nesse cenário que entra a AirHelp. A plataforma atua no mundo inteiro ajudando passageiros a receberem as indenizações pelas intercorrências com voos.

A empresa auxilia viajantes que tiveram problemas com:

  • atraso ou cancelamento de voo;
  • problemas com bagagens;
  • despesas indevidas;
  • negociação com as companhias.

O último caso é um dos mais interessantes. Isso porque é muito comum acontecerem problemas que não estão cobertos pela lei. Mesmo assim, a AirHelp negocia com a companhia alguma forma de compensação. Seja ela em voucher ou reembolso.

Quanto cobra a AirHelp?

Isso depende de cada caso. Se os serviços de elegebilidade, informação ou jurídicos não tiverem sucesso, nada é cobrado. 

No entanto, em casos de sucesso a empresa aplica algumas tarifas baseadas no valor da compensação do voo. Veja os detalhes:

  • Taxa de serviço de 35% da compensação de voo, incluindo o IVA aplicável (Imposto sobre Valor Acrescentado)
  • Taxa de ações legais de 15% da compensação de voo, incluindo o IVA aplicável (Imposto sobre Valor Acrescentado)

Dessa forma, se a sua solicitação precisar de ações judiciais, a taxa sobre o valor de compensação será de 50%.

Existem outras modalidades, como contratar a AirHelp por meio de alguma agência de viagem. Nessa situação, os valores podem variar de acordo com o contrato firmado entre as duas partes. 

Anúncios

Vantagens

Uma grande vantagem da AirHelp é não precisar pagar nada caso sua solicitação seja negada. Para quem ficou desamparado, mas não tem certeza se irá ser compensado, pode ser uma boa opção. 

Correr atrás de uma companhia e às vezes até precisar lidar com questões judiciais é uma situação muito cansativa. Além de que, com uma boa assessoria jurídica as chances de você receber sua compensação fica maior. Apesar do preço das taxas, o valor acaba valendo a pena quando colocado na balança. 

Além disso, fazer a solicitação é super simples e 100% online. Tudo pode ser feito pelo site da empresa.

Quando posso acionar a AirHelp?

A Resolução n° 400 da ANAC regulamenta os direitos dos passageiros aéreos no Brasil. De acordo com essa legislação, existem algumas situações em que você pode acionar a AirHelp. Veja:

Atraso de voo

A indenização por atraso de voo é muito comum. Principalmente com a quantidade de voos diários nos aeroportos mundiais. Essa falha é entendida pela lei como um erro da própria companhia. 

Cancelamento de voo

Com a pandemia, o cancelamento de voo se tornou ainda mais recorrente. A indenização nesse caso pode chegar até R$5.000.

Perda de voo de conexão

Essa falha é muito comum, por conta da primeira que já mencionamos: o atraso de voo. Por isso, é importante entender os direitos e buscar as compensações.

Overbooking

O Overbooking é quando você chega para embarcar, e seu embarque é recusado. O motivo? Avião lotado. A AirHelp também pode te ajudar a entender seus direitos nesse caso.

Extravio de bagagem

Chegar nas esteiras para esperar a mala, e ela nunca chega. Já aconteceu com você? Se sim, a legislação não te deixa desamparado. Conheça seus direitos!

Como acionar a AirHelp

Como acionar a AirHelp online? Fonte: Pexels.
Como acionar a AirHelp online? Fonte: Pexels.

Se você teve qualquer um desses problemas com o seu voo siga este passo a passo:

  1. Acesse o site da AirHelp;
  2. Coloque o Aeroporto de Origem e de Destino;
  3. Informe a data do voo;
  4. Selecione o seu voo;
  5. Informe o problema ( atraso, cancelamento, overbooking). Nesse momento será necessário explicar exatamente o problema;
  6. Preencha as informações adicionais;
  7. Envie para avaliação.

Depois de enviar suas informações, é só aguardar o contato da AirHelp para saber se há a possibilidade de ser compensado.

AirHelp é confiável?

Já falamos sobre cada detalhe da AirHelp, e explicamos se realmente vale a pena contratar. Mas afinal, é confiável?

Na hora de checar se uma empresa – principalmente online – é confiável é bom estar atento a alguns detalhes como:

  • A marca possui redes sociais consolidadas?
  • Tem mais pessoas avaliando positivamente a empresa?
  • Está disponível em plataformas de avaliação, como TrustPilot e Reclame aqui?

No caso da AirHelp, por exemplo, a empresa existe desde 2013 no Brasil, só aqui, a startup já foi mencionada em jornais como Exame, InfoMoney e Folha. Além de atuar no mundo inteiro como compensadora de voos.

No TrustPilot, plataforma de avaliações, a AirHelp possui nota 4,6. Uma avaliação execelente para o site. E também possui diversos comentários confirmando a credibilidade da empresa. Os comentários negativos estão presentes, mas a empresa claramente se prontifica em responder com agilidade.

A AirHelp respondeu 98% das avaliações negativas no site. É claro que é impossível ter a garantia de que seu problema será solucionado, mas a empresa não se trata de um golpe!

Todos os serviços da AirHelp dão até mais segurança na hora de viajar. Por isso, confira neste artigo as 15 melhores cabines das companhias aéreas:

As 15 melhores cabines das companhias aéreas

Sonha viajar de executiva? Se sim, então leia o nosso texto e descubra quais são as 15 melhores cabines das companhias aéreas para você voar.

Sobre o autor

Leticia Maia

Estudante de jornalismo na UFSC, sempre foi apaixonada pela escrita. No meio da faculdade conheceu o marketing digital e se encantou. É produtora de conteúdo para blogs e redes sociais.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

5 cartões que não exigem um Serasa Score alto

Você está com nome sujo, score baixo e precisa de um cartão de crédito para negativados? Pode contar com opções como o Next e mais. Confira!

Continue lendo
content

Cartão Afinz ou Cartão Itaucard Click: qual o melhor?

Quer escolher entre cartão Afinz ou cartão Itaucard Click? Ambos são cartões com cobertura internacional e aplicativo exclusivo. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Plataforma Acordo Certo ou Empréstimo Bom Pra Crédito: qual o melhor?

Conheça plataformas que te ajudam a se livrar das suas pendências financeiras. Então, decida entre Acordo Certo ou Bom Pra Crédito.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o crédito consolidado Cofidis

A propósito, solicitar o seu crédito consolidado Cofidis é simples e te dá direito a diversos benefícios, como taxas de juros baixas e tempo estendido para pagamento. Gostou? Veja como ter acesso ao seu crédito consolidado aqui.

Continue lendo
content

Oney Crédito Pessoal parcelamento em até 4x

Com o Oney Crédito Pessoal 3x 4x, você faz compras online e presenciais, sem ter que pagar nenhum juros por parcelamento. Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Empresas que contratam para trabalhar pela internet

Hoje em dia, é cada vez maior o número de empresas que contratam para trabalhar pela internet. Assim, o trabalho remoto oferece diversas vantagens, como flexibilidade, economia de gastos e muito mais. Portanto, confira a seguir como ganhar dinheiro sem sair de casa!

Continue lendo