Siga nas Redes Sociais

Carros

4 coisas que você precisa saber agora sobre seu carro!

Por

Luigi C. 

| Publicado em

A embreagem é um dos principais componentes do mecanismo de tração do seu veículo. O mau funcionamento desta peça com certeza irá gerar dor de cabeça. Então, separamos para você algumas dicas úteis e importantes para o seu dia a dia.

ANÚNCIOS

O que é e para que serve a embreagem

A embreagem é o componente do veículo responsável por transmitir o torque do motor para a transmissão, colocando assim, o carro em movimento. Se o carro já estiver em movimento, o conjunto é responsável por se desacoplar do motor, permitindo que sejam realizadas as trocas de marcha.

Além destas funções, a embreagem também é responsável por amortecer as vibrações torcionais provenientes do motor e promover todo o conforto e modulação na partida do veículo. Por ser um componente tão importante, são necessários alguns cuidados.

ANÚNCIOS

“Segurar” o carro na embreagem é prejudicial para o seu veículo

Você pode até achar que está fazendo o certo, ou simplesmente gostar de segurar seu carro na subida somente com o pedal da embreagem. Porém, saiba que você está destruindo o disco da sua embreagem.

Quando você segura o carro na subida somente usando a embreagem, você não está fazendo nada mais do que atritar o disco com o platô o suficiente para segurar o peso do carro. O problema é que esse atrito desgasta enormemente o disco de embreagem do seu carro, além de deteriorá-lo devido ao calor gerado.

ANÚNCIOS

Partir em segunda marcha acelera o processo de desgaste da embreagem

Outra prática comum dos motoristas que diminui drasticamente a vida útil da embreagem é a de “pular” a primeira marcha ao partir com o veículo. A partida em segunda marcha gera um torque menor, que nem sempre é suficiente para colocar o veículo em movimento. Como a resistência do veículo é maior do que a capacidade de torque do motor, o disco fica atritando com a placa de pressão do platô gerando alto desgaste e elevadas cargas térmicas, deteriorando o conjunto.

ANÚNCIOS

Se o pedal da sua embreagem está duro pode ser hora de trocar o conjunto

Se você não tem nenhum dos costumes citados acima, talvez demore mais, mas uma hora você vai precisar trocar a embreagem. E o momento de trocar o conjunto pode ser percebido no pedal.

O aumento do esforço no pedal de embreagem está diretamente ligado com o desgaste do conjunto. Conforme o disco se desgasta, o platô passa a exercer maior carga sobre o disco e o esforço de pedal para vencer essa carga do platô fica cada vez maior. Portanto, se o pedal da sua embreagem está ficando cada vez mais duro, significa que seu conjunto já está na hora de ser trocado.

Se isto acontecer ou se você estiver em dúvida, consulte um mecânico de confiança.

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta