Carros

4 coisas que você precisa saber agora sobre seu carro!

Anúncios

A embreagem é um dos principais componentes do mecanismo de tração do seu veículo. O mau funcionamento desta peça com certeza irá gerar dor de cabeça. Então, separamos para você algumas dicas úteis e importantes para o seu dia a dia.

O que é e para que serve a embreagem

A embreagem é o componente do veículo responsável por transmitir o torque do motor para a transmissão, colocando assim, o carro em movimento. Se o carro já estiver em movimento, o conjunto é responsável por se desacoplar do motor, permitindo que sejam realizadas as trocas de marcha.

Além destas funções, a embreagem também é responsável por amortecer as vibrações torcionais provenientes do motor e promover todo o conforto e modulação na partida do veículo. Por ser um componente tão importante, são necessários alguns cuidados.

“Segurar” o carro na embreagem é prejudicial para o seu veículo

Você pode até achar que está fazendo o certo, ou simplesmente gostar de segurar seu carro na subida somente com o pedal da embreagem. Porém, saiba que você está destruindo o disco da sua embreagem.

Quando você segura o carro na subida somente usando a embreagem, você não está fazendo nada mais do que atritar o disco com o platô o suficiente para segurar o peso do carro. O problema é que esse atrito desgasta enormemente o disco de embreagem do seu carro, além de deteriorá-lo devido ao calor gerado.

Partir em segunda marcha acelera o processo de desgaste da embreagem

Outra prática comum dos motoristas que diminui drasticamente a vida útil da embreagem é a de “pular” a primeira marcha ao partir com o veículo. A partida em segunda marcha gera um torque menor, que nem sempre é suficiente para colocar o veículo em movimento. Como a resistência do veículo é maior do que a capacidade de torque do motor, o disco fica atritando com a placa de pressão do platô gerando alto desgaste e elevadas cargas térmicas, deteriorando o conjunto.

Se o pedal da sua embreagem está duro pode ser hora de trocar o conjunto

Se você não tem nenhum dos costumes citados acima, talvez demore mais, mas uma hora você vai precisar trocar a embreagem. E o momento de trocar o conjunto pode ser percebido no pedal.

O aumento do esforço no pedal de embreagem está diretamente ligado com o desgaste do conjunto. Conforme o disco se desgasta, o platô passa a exercer maior carga sobre o disco e o esforço de pedal para vencer essa carga do platô fica cada vez maior. Portanto, se o pedal da sua embreagem está ficando cada vez mais duro, significa que seu conjunto já está na hora de ser trocado.

Se isto acontecer ou se você estiver em dúvida, consulte um mecânico de confiança.

Em Alta

content

Review empréstimo pessoal FinanZero 2022

Este review sobre o empréstimo pessoal FinanZero irá lhe apresentar todas as características, vantagens e desvantagens do serviço. Confira!

Continue lendo
content

Cartão Acesso ou Cartão Proteste: qual escolher?

Quer decidir entre cartão acesso ou cartão proteste? Pois ambos têm bandeira internacional e aceitam negativados. Saiba mais sobre eles aqui!

Continue lendo
content

Como se inscrever no The Wall? Veja o processo

Saiba neste post como se inscrever no The Wall e assim ter a chance de levar para casa o prêmio de mais de um milhão de reais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que fazer se o saque extraordinário do FGTS não cair na conta?

O saque emergencial do FGTS 2022 começou no dia 20 de abril e vai até o dia 15 de junho. Qualquer trabalhador com saldo nas contas ativas e inativas do Fundo tem direito ao abono de R$1 mil. Mas, o que fazer se o valor não for creditado em conta após o prazo estipulado? Confira abaixo!

Continue lendo
content

O que é Caixa você no Azul?

No post de hoje falaremos sobre o Caixa você no Azul. Esse, nada mais é do que uma iniciativa da instituição que tem como propósito auxiliar seus clientes a pagarem suas dívidas.

Continue lendo
content

Confira o nosso guia de como declarar o C6 TechInvest no IR 2022

O prazo da declaração do Imposto de Renda deste ano vai de 07 de março a 29 de abril, e é obrigatório incluir os investimentos feitos pela plataforma C6 TechInvest. Veja aqui como fazer!

Continue lendo