Siga nas Redes Sociais

Dinheiro

15 dicas para economizar no supermercado!

Por

Luigi C. 

| Publicado em

Uma das coisa que mais “rouba” o seu dinheiro sem você perceber é também algo essencial na vida de todos: as compras de supermercado. Para economizar, não precisa ser radical, basta ter jogo de cintura e conhecer alguns truques.

Economizar de maneira inteligente nas compras vai fazer sobrar mais dinheiro no fim do mês e pode, inclusive, melhorar a sua qualidade de vida.

Aqui nós listamos as 15 principais dicas que mais vão te ajudar a economizar na hora de ir ao supermercado!

Ficou curioso? Vire a página e confira!

ANÚNCIOS

1. Não vá com fome

Se possível, evite ir às compras quando estiver com fome! Existem estudos que mostram como fazer uma refeição antes de ir ao supermercado pode te ajudar a evitar gastos desnecessários. Também foi demonstrado que aqueles que vão ao supermercado de estômago vazio tem uma propensão maior a fazer escolhas menos saudáveis.

Quem nunca comprou algo por impulso na hora que a fome apertou? Para evitar esse tipo de situação, considere fazer uma refeição balanceada na próxima vez que você pensar em ir ao supermercado com fome.

ANÚNCIOS

2. Não tenha pressa

Se você costuma ir ao supermercado no horário de almoço do trabalho ou na correria do dia a dia, tente achar um momento para fazer isso com calma. Isso te ajuda a não esquecer nada e a não comprar algo que você não precisa.

Separe um tempo para que você possa ir às compras com tranquilidade – isso com certeza vai te ajudar a economizar no supermercado!

ANÚNCIOS

3. Faça uma lista de compras

Se você ainda não tem o hábito de fazer uma lista de compras, precisa começar! Esse é uma das melhores formas de economizar, já que não te permite esquecer ou comprar algo além do necessário. Além do bom e velho papel e caneta, existem muitos aplicativos de celular gratuitos feitos exclusivamente para isso!

E mais: além de economizar dinheiro, você ainda economiza tempo.

ANÚNCIOS

4. Pesquise preços

Parece óbvio, mas muita gente não faz: antes de ir às compras, pesquise os preços de produtos em diferentes supermercados, açougues e feiras. Se você realmente quer economizar, não pode ter preguiça.

O Guia Proteste e o Pinngo te ajudam a encontrar os melhores preços na sua região.

ANÚNCIOS

5. Compre produtos da estação

Além dos alimentos da estação estarem mais frescos e serem melhores para a sua saúde, o preço deles, em geral, é melhor que aqueles fora de época. A lista de compras é essencial, mas se outra opção está mais barata, por que não trocar? Se, por exemplo, você queria fazer filé mas a carne de porco está mais barata, procure ter essa flexibilidade e seja criativo!

A princípio pode parecer limitante, mas você vai se surpreender como dá para fazer pratos deliciosos e nutritivos só com alimentos da estação. Existem milhares de blogs e sites oferecendo receitas de graça!

ANÚNCIOS

6. Evite compras mensais

A possibilidade de gastar mais do que você deve é muito alta quando você opta em fazer compras mensais. Isso porque é fácil perder o controle do que você realmente precisa e acabar comprando mais do que o necessário.

Além de tudo, você ainda evita o desperdício dos alimentos.

ANÚNCIOS

7. Faça um cardápio semanal

Ao fazer um cardápio semanal, fica mais fácil organizar e priorizar as suas compras. Ao montar um plano, a tentação de comprar coisas fora da lista de compras fica mais controlável.

Além de economizar, você ainda vai tornar a sua alimentação mais saudável. É muito comum querer pedir aquela pizza numa noite de preguiça se você não se organizou, mas quando você tem tudo sob controle, cozinhar fica muito mais fácil, econômico, e rápido.

ANÚNCIOS

8. Vá em um atacado

Essa dica é para os produtos de limpeza, higiene e não perecíveis, em especial. Você consegue economizar muito dinheiro comprando em um atacado se for comparar com os preços do supermercado do seu bairro.

O principal é selecionar produtos que não vão estragar e são usados com frequência, já que a quantia em atacados é sempre grande.

ANÚNCIOS

9. Compre nos dias certos

Comece a prestar atenção nos dias em que os supermercados oferecem as melhores ofertas. De modo geral, as quarta feiras são ótimas para comprar verduras, por exemplo, mas já no final de semana, os preços das carnes e da cerveja costumam subir.

Essa dica facilita a organização da sua semana! Para economizar, não precisa cortar tudo da sua dieta. É possível fazer aquele churrasco no final de semana e, ainda assim, gastar menos.

ANÚNCIOS

10. Vá direto ao ponto

Mantenha seu objetivo em mente e vá direto no corredor dos produtos que você precisa comprar. Ficar passeando pelos corredores e olhando produtos diferentes só vai te fazer querer comprar mais do que o necessário.

Se você se descuidar, é fácil cair no marketing dos supermercados! Sim, eles deixam aqueles chocolates e batatas frita espalhados pelo supermercado de uma maneira que te compele a comprar mais.

ANÚNCIOS

11. Entre para programas de fidelidade

Os programas de fidelidade podem ser uma ótima opção! Mas fique atento: se eles vão te cobrar para entrar, não vale a pena!

Certifique-se de que você não precisa pagar nada, e comece a juntar pontos!

ANÚNCIOS

12. Não se apegue à marcas

Achar que somente produtos mais caros tem qualidade é um pensamento limitante que pode te atrapalhar na hora de economizar. Para exemplificar, muitos supermercados carregam marcas próprias de diversos tipos de produtos tão boas quanto marcas mais conhecidas, e oferecem um preço mais competitivo

Algumas vezes, os produtos mais baratos vêm dos mesmo fabricantes de marcas mais caras. Vale a pena começar a ler os rótulos e ficar atento!

ANÚNCIOS

13. Leve uma calculadora

Cuidado com os “Pague 2, Leve 3” que os supermercados oferecem! Muitas vezes, isso nada mais é do que uma jogada para te fazer pensar que está economizando, quando na verdade, não é bem assim.

Valorize o seu dinheiro, e acredite: se você começar a fazer as contas antes de comprar algo, vai perceber que os centavos se somam no fim do mês.

ANÚNCIOS

14. Preste atenção nas prateleiras mais baixas

Os supermercados são espertos: eles colocam os preços mais altos na altura dos olhos e, nas prateleiras mais baixas, os produtos com preços menores. Comece a prestar atenção nisso, e você pode se surpreender.

ANÚNCIOS

15. Confira os preços dos produtos no caixa

Na próxima vez em que estiver no caixa do supermercado, não se preocupe em colocar suas compras na sacola, mas sim em prestar atenção nos preços que aparecem na tela. Não é incomum que os leitores aumentem os preços dos produtos sem que você perceba que está gastando muito mais do que deveria.

Se você notar que aumentaram o preço de um produto no caixa, peça para que verifiquem na prateleira que você pegou e mudem o preço.

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta